Buscar
  • Bruno Cavalcante

42. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

A direção se reuniu e realizou uma análise estratégica do crescimento da empresa. A direção indicou que o caminho do crescimento da empresa passa pela decisão de vender mais dos produtos atuais  para novos mercados. Essa estratégia de crescimento é denominada (A) penetração de mercado. (B) desenvolvimento do mercado. (C) desenvolvimento do produto. (D) diversificação. (E) oportunidade.

COMENTÁRIO

Questão de estratégia. Quem já tinha dado uma olhada da Matriz de Ansoff respondeu sem problemas. Pois vamos a ela:


O objetivo da Penetração de Mercado é fidelizar seus clientes e, como consequência, aumentar o potencial de mercado de produtos existentes. Ou seja, você está saindo de clientes ocasionais e tornando-os fidelizados, para isso, o investimento em propaganda e promoções, o que acaba por atrair mais clientes.

O Desenvolvimento de Mercado é a ampliação geográfica das possibilidades de mercados para produtos atuais, fortalecendo a marca. Esse fortalecimento pode ser fisica ou virtualmente. A empresa toma posição de opção para os consumidores.

Com o Desenvolvimento de Produtos a empresa visa se manter atualizada no mercado e, assim, tentar tornar o concorrente obsoleto. A empresa cria produtos novos para clientes já existente, mas é preciso levar em conta o risco da possível falta de adpatação dos clientes à novidades.

Na Diversificação Pura a empresa usa a credibilidade de sua marca, mas para produtos completamente novos em mercados novos. Esse tipo tem grande potencial de inovação e criatividade. Porém se a credibilidade da marca estiver sendo questionada, ou seja, uma credibilidade “arranhada”, é necessária uma completa disvinculação dessa marca, deixando de lado qualquer referência a marca mãe. E na questão? Diz, mesmos produtos, novos mercados. Estratégia de desenvolvimento de mercado.

RESPOSTA LETRA B

Fonte da imagem: Wikipédia.

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal