Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

42. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos. PORQUE O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único.

A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO

A estrutura de uma empresa tem que se adaptar à atividade, à realidade dessa empresa, não o contrário. A medida que uma empresa muda de posição, de tamanho e até de mercado, seja o caso, vai ocasionando mudança na estrutura, que também se adapta à cultura da empresa e dos gerentes.

Inclusive, na questão 40 dessa prova, onde falamos das configurações da estrutura, falamos a que tipo de empresa cada uma se adapta. Se perceber bem, a empresa da questão é algo como a estrutura empreendedora. Uma empresa pequena, sem muita divisão de funções, com um gerente, normalmente o proprietário, cuidando de toda a parte administrativa, desde o RH até a Contabilidade.

A medida que essa empresa vai crescendo, vai ficando mais complicado, mais difícil de uma empresa continuar apenas com uma estrutura simples e uma pessoa apenas fazendo tudo. É nessa hora que muitas empresas pequenas e médias tem dificuldade e tem que escolher entre dois caminhos. O “da preguiça e falta de confiança” onde o gestor simplesmente faz a empresa parar de crescer e acaba por perder diversas oportunidades por não querer largar o comando de tudo. Às vezes acontece pela falta de profissionalização e às vezes pela simples falta de confiança do gestor em entregar o comando de algumas decisões para outras pessoas. O outro caminho é o da delegação, o da divisão de funções, onde as demandas de funções são confiadas aos gerentes de cada setor e a empresa tem mais folga, mais fôlego para crescer tranquila. Ou seja, o caminho é mudando a estrutura administrativa da empresa.

Com essa explicação, até aqui, queremos dizer justamente que os problemas de controle existem à medida que a empresa cresce, independente da velocidade e de como, mas sempre acontecerá. Ou seja, a 1 está correta. Mas, na explicação também disse que o ideal é se dividir em funções, no caso de empresas crescendo aos poucos, o primeiro passo é quase sempre dividir por funções. É a mais simples e fácil de controle para uma adaptação, para uma mudança e é justamente por isso que a 2 está corretíssima e justifica a 1. Para um negócio crescendo, com um tipo de produto apenas é o correto a se fazer.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo