Buscar
  • Bruno Cavalcante

41.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A RO, sociedade anônima de capital fechado, apresentou as seguintes informações ao final do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2011:


q42transp

Considerando-se exclusivamente as informações recebidas, o Patrimônio Líquido da RO, em 31 de dezembro de 2011, em reais, é

(A) 17.000,00 (B) 22.000,00 (C) 24.000,00 (D) 27.000,00 (E) 31.000,00


COMENTÁRIO

Uma palavra que devemos tomar muito nesse tipo de devemos com a palavra EXCLUSIVAMENTE. Nessa questão não faz muito diferença, mas em algumas outras é a diferença entre considerar apenas o que está na tabela ou ter deduzir algo a mais antes de achar a resposta. Quando houver uma oportunidade, apontarei isso.

Essa questão o candidato teria realmente que saber quais das contas faziam parte do Patrimônio Líquido, quais não faziam.

Capital social é o mais batido, todo mundo sabe que faz parte do PL e nessa não teve dúvida.

Ágio é diferença positiva em uma transação. Um lucro nessa compra. Ela é classificada dentro dos investimentos. Não é PL. Se fosse ágio na emissão de ações seria PL, pois entraria nas reservas de capital.

Alienação de partes beneficiárias são títulos estranhos, que não fazem parte do capital social da empresa, sem valor nominal e que as sociedade de capital fechado podem criar a qualquer tempo. Eles ficam sim alocado no Patrimônio Líquido da empresa e entram na nossa conta.

Para quem estuda há mais tempo para concurso poderia ter se confundido na última, pois prêmio na alienação de debêntures já fez parte do PL, mas hoje (desde 2007)  é conta retificadora do passivo.

Portanto nosso PL é apenas 20.000 do capital social + 2.000 da alienação de partes beneficiárias.

PL = 22.000

RESPOSTA LETRA B

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal