Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

41. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Uma fábrica de móveis produz cadeiras de ferro e mesas de madeira. São produzidas cadeiras do tipo 1, 2 e 3. As mesas produzidas são do tipo X e Y. Sabe-se que os recursos de produção utilizados para produzir as cadeiras e as mesas são distintos e não compartilhados, logo, o gerente de planejamento central precisa definir o planejamento de produção nos níveis estratégico, tático e operacional.

Para que o planejamento da produção esteja de acordo com os princípios hierárquicos do PCP, o gerente deve

(A) determinar as quantidades e datas de produção e aquisição dos componentes das cadeiras tipo 1, para os próximos 15 dias, definindo, assim, o planejamento agregado para a família “cadeiras”. (B) estabelecer a quantidade de cadeiras equivalentes a serem produzidas nas próximas 4 semanas, através do planejamento mestre de produção (MPS). (C) estimar, no planejamento das necessidades de materiais (MRP), a quantidade de cadeiras equivalentes que serão produzidas nos meses subsequentes. (D) definir, no planejamento das necessidades de materiais (MRP), a quantidade a ser produzida e/ou adquirida dos componentes da mesa X, através da lista técnica e da estrutura analítica do produto. (E) agregar os produtos “cadeira” e “mesa” numa única família, para realizar o planejamento agregado, e projetar a demanda agregada para os próximos meses.


COMENTÁRIO

Para fazer essa questão, pegarei uma imagem já postada aqui no blog.


Tendo essa figura em mente, resolvia-se a questão. Nessa é melhor item a item, apesar de não ser minha metodologia preferida para explicar, em algumas questões é melhor se valer dela.

(A) determinar as quantidades e datas de produção e aquisição dos componentes das cadeiras tipo 1, para os próximos 15 dias, definindo, assim, o planejamento agregado para a família “cadeiras”.

A parte errada é que definir componentes para um produto, você não define para a família toda de produtos, pois cada produto tem a quantidade de matéria que leva.  Ainda poderíamos ter uma discussão quanto ao prazo, se 15 dias é ou não médio prazo.Alternativa errada.

(B) estabelecer a quantidade de cadeiras equivalentes a serem produzidas nas próximas 4 semanas, através do planejamento mestre de produção (MPS).

O erro aqui está em um pequeno detalhe. A palavra “equivalente” deixa a frase incorreta. Não é o número de cadeiras equivalentes, é o número real de cada cadeira que é definido no MPS. O MPS detalha o quê, quando e quanto de tudo que passa pela linha de produção. Equivalente é quando se usa uma unidade padrão e se calcula as outras em relação a essa, muito utilizado lá nos custos.

(C) estimar, no planejamento das necessidades de materiais (MRP), a quantidade de cadeiras equivalentes que serão produzidas nos meses subsequentes.

Nessa o erro salta na sua vista. Planejamento das necessidades de materiais não diz quantidade de nada que será produzido, diz o que será preciso de material para atender à produção.

(D) definir, no planejamento das necessidades de materiais (MRP), a quantidade a ser produzida e/ou adquirida dos componentes da mesa X, através da lista técnica e da estrutura analítica do produto.

O planejamento de materiais leva em conta uma lista técnica e a estrutura do produto. O que é isso? A famosa receita do bolo, que diz tudo o que se precisa para fazer o bolo, não só em quantidade, mas também em especificação de cada ingrediente. Se faz isso na produção, cada produto tem uma “receita” para fazê-lo e é a partir dela que o planejamento das necessidades de materiais sabe o que precisa ter em estoque para a produção.

(E) agregar os produtos “cadeira” e “mesa” numa única família, para realizar o planejamento agregado, e projetar a demanda agregada para os próximos meses.

A questão diz claramente “Sabe-se que os recursos de produção utilizados para produzir as cadeiras e as mesas são distintos e não compartilhados”, logo como iríamos unir os dois em uma única família? Famílias de produtos tem que ter o mínimo em comum para serem planejadas em alguns aspectos juntas. Só se separam na hora do curto prazo.

Quem quiser ler mais sobre os planejamentos, falei nessa questão da Petrobio.

Desculpem resolver essa questão assim, não gosto, mas nessa foi o preciso.

RESPOSTA LETRA D


Posts recentes

Ver tudo