Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

41. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente

(A) a disponibilidade de recursos. (B) a interação entre os concorrentes. (C) as limitações políticas e legais. (D) o número e o tipo de empregados. (E) o foco em objetivos limitados.

COMENTÁRIO

Nessa questão não se tem muita teoria, além da teoria de planejamento estratégico. E você não precisava saber de todo o planejamento, com suas etapas, tipos e características para responder essa questão. Bastava saber que qualquer planejamento estratégico é feito para auxiliar, para facilitar a tomada de decisão e que sofre diversas influências do ambiente interno e externo. Por isso, faz parte do planejamento a famosa análise SWOT, ou que traduziram para análise FOFA (Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças).

Na hora da elaboração de um planejamento, como já foi dito, se leva em consideração, ou seja, se muda o planejamento de acordo com a empresa e seu ambiente, mas outro fator muito importante no planejamento é o conhecimento, a experiência de quem está fazendo e quem está colocando em prática, pois sempre haverá diferenças entre interpretações e no que priorizar do planejamento. Uma pessoa escreva algo e outra lê completamente diferente.

Cada uma das opções se refere a um dos influenciadores do planejamento:

Na letra A temos disponibilidade de recursos. Se estivermos falando de dinheiro, que o mais provável, estamos falando da parte organizacional, o limitante de dinheiro que a empresa tem. Se estamos falando de recurso natural, estamos falando de meio ambiente, que faz parte do ambiente externo.

Na letra B temos a interação com o concorrente, claramente faz parte de uma influência do ambiente externo no planejamento.

Na letra C temos as limitações políticas-legais. Essa inclusive é um ponto a parte na análise das ameaças e oportunidades. Temos que ver até onde a lei limita a ação da empresa e onde é melhor de encaixar a empresa, em termos de local, para ganhar incentivos fiscais dados por lei, dentre outras. Influência do ambiente externo.

Na letra D, o número e tipo de empregados vem das políticas de RH da organização, sendo estudadas na análise SWOT na parte de forças ou fraquezas. Uma influência interna.

A letra E nos diz o foco em objetivos limitados. O foco do planejamento quem dá é quem está fazendo esse, não é dado por forças internas nem externas. O melhor foco é decidido de acordo com as experiências e conhecimento acumulado do gerente.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo