Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

40. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Os estilos de liderança consistem nas atitudes de um líder frente a seus seguidores. Diversos autores apontam três formas de liderança: autocrática, democrática e laissez-faire. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I – Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.

II – Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático.

III – É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.

Está correto APENAS o que se afirma em

(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

COMENTÁRIO

Liderança tem sido assunto bastante batido em provas para administrador, é sempre bom estar atento a esse assunto:

Pois vamos aos tipos de liderança:

1 – Autocrático: O líder centraliza autoridade, a decisão é sempre dele e a opinião dos subordinados é irrelevante. Ele define os métodos de trabalho e age extremamente dominante, sempre usando o poder da posição.

2 – Democrático: Encoraja a participação de todos, delega autoridade, debate regras e diretrizes e é mais voltado para orientação e explicações. Usa o poder pessoal. Mas lembrem-se, ele pede opinião, mas a decisão é dele. Ele ouve o grupo, mas pode ou não aceitar o que eles dizem. Diferente do autocrático que nem ouve.

3 – Liberal ou laissez-faire: Deixa tudo na mão do grupo. Todas as decisões são tomadas pelos indivíduos do grupo sem que o líder tenha nenhum controle. É um líder completamente omisso.

Essas são os três principais, existem diversos outros, afinal a administração é altamente mutável e, com essas mudanças surgem novas teorias. Mas a grande maioria, normalmente, são só variações dessas três.

Visto isso e comparando com os itens temos:

I – Um supervisor que está preocupado exclusivamente com a produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático. Corretíssimo.

II – Um gerente que deixa todas as decisões nas mãos dos seguidores e cobra apenas os resultados pode ser classificado como um líder democrático. – Colocaram a definição de um líder laissez-faire e disseram democrático. Errado.

III – É característica da liderança laissez-faire a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias. – Inverteram com o democrático. Errado.

RESPOSTA LETRA A

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo