Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

39. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis.

PORQUE

As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define

parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa.

A esse respeito, conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. (C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. (D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. (E) as duas afirmações são falsas.

COMENTÁRIO

Sinceramente galera, sou só eu ou todos acham esse tipo de questão chata?

Mas vamos lá! Quem quer CESGRANRIO tem que se acostumar.

Vamos definir o que é esse tal grupo estratégico da empresa.

Grupo estratégico é um conjunto de organizações/empresas que fazem parte da mesma indústria, ou seja, do mesmo setor. Por exemplos escolas, fábricas de automóveis e assim por diante.

Com essa pequena definição já dá para analisar as questões. Algumas pessoas se confundiram nesse conceito. Vamos às análises:

O planejamento estratégico deve levar em conta o grupo estratégico ao qual a empresa pertence, tornando as análises mais fáceis e mais úteis. – Sim, primeiramente, em um planejamento estratégico não tem motivos de uma empresa olhar outros grupos estratégicos. Pra quê uma escola vai olhar a concorrência de uma farmácia? Mesmo que não tivesse essa definição de Grupo Estratégico na cabeça, poderia raciocinar pelo seguinte: quanto mais eu restrinjo uma análise, quanto menos variáveis eu tomo, mais simples fica essa análise. Portanto alternativa verdadeira.

As empresas que pertencem a um mesmo grupo estratégico, ocupam posições diferentes no mercado, oferecem bens diferentes para um conjunto de clientes também diferentes, de forma que a sua participação no grupo define parcialmente as características essenciais da estratégia da empresa. – Justamente o contrário da definição de grupos estratégicos. O grupo estratégico é justamente sua concorrência. Mesmos bens competindo pelos mesmos clientes. Alternativa Falsa.

RESPOSTA LETRA C

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo