Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

39. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos.

A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente, (A) matricial geográfica / matricial por produto. (B) funcional geográfica / funcional por produto. (C) divisional geográfica / divisional por produto. (D) multifuncional geográfica / multifuncional por produto. (E) multinacional geográfica / multinacional por produto.


COMENTÁRIO (Por Silvia Meszaros)

Olá, colegas de árdua batalha!

Antes de iniciarmos a questão, vamos ao tema: Departamentalização.

Temos os seguintes tipos:

1) Por Quantidade Quantidade fixa de pessoas, trabalhos similares, repetidos e contínuos; processos produtivos simples e padronizados. Ex. Turnos de fábrica.

2) Funcional Áreas funcionais da empresa ou divisão interna por especialidade. Maior utilização de pessoas especializadas. Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo. Não é indicada para ambientes globalizados e competitivos.

3) Divisional a) Divisional por cliente Agrupamento e ênfase pelo tipo de cliente ou comprador. Predispõe a organização para satisfazer às demandas dos clientes.

b) Divisional por produto Agrupamento por resultados quanto a produtos ou serviços. Divisão de trabalho por linhas de produtos e/ou serviços. Ênfase nos produtos e/ou serviços.

c) Divisional por Localização Geográfica ou Territorial Agrupamento conforme a localização geográfica ou territorial. Ênfase na cobertura geográfica. Maior ajustamento às condições locais ou regionais, fixa a responsabilidade por local ou região.

d) Divisional por processo Agrupamento por fases do processo, do produto ou da operação, ênfase na tecnologia utilizada. Melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos, utilização econômica da tecnologia, vantagens econômicas do processo, ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes.

e) Divisional por projeto Agrupamento em função de saídas ou resultados quanto a um ou mais projetos, requer estrutura organizacional flexível e adaptável às circunstâncias do projeto, requer alto grau de coordenação entre órgãos para cada projeto .

4) Matricial São de três tipos, combinando Funcional com 3 P´s:  Funcional + Projeto; Funcional + Processo e Funcional + Produto. É usada para facilitar o desenvolvimento e a execução de diversos programas ou projetos. Permite que os administradores de projetos atravessem as linhas departamentais e promovam o uma eficiente implementação das estratégias. Responsabilidade duplicada.

De volta ao exercício, se o candidato tivesse o conceito em mente de cada uma delas, já poderia excluir logo quatro opções A, C, D e E restando obviamente, a resposta!

Conforme verificamos, não há matricial geográfica. Quando houver matricial, será seguida por um dos 3 P´s: produto, processo ou projeto. E ainda, não há a nomenclatura multifuncional. Por outro lado, também podíamos excluir a opção B, uma vez que a funcional não é subdividida. Pra lembrar… Há divisões apenas onde? Na divisional, ora! rsrs

Vamos explicá-la… No trecho “visando à  responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação” podemos perceber a departamentalização divisional por território ou localização geográfica. E ainda, houve reestruturação  para que “tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos” verificamos a existência da departamentalização por produto.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo