
Bruno Cavalcante
39. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)
Uma empresa brasileira atua na indústria de bebidas não alcoólicas, com diversas categorias de produto. Suas diretorias foram, inicialmente, estabelecidas visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação. Recentemente, a empresa promoveu uma reestruturação e passou a definir, de forma centralizada, as estratégias para cada categoria de produto. As diretorias foram reestruturadas para que tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos.
A partir dessa descrição, conclui-se que a estrutura anterior da empresa e a que passou a ser assumida são, respectivamente, (A) matricial geográfica / matricial por produto. (B) funcional geográfica / funcional por produto. (C) divisional geográfica / divisional por produto. (D) multifuncional geográfica / multifuncional por produto. (E) multinacional geográfica / multinacional por produto.
COMENTÁRIO (Por Silvia Meszaros)
Olá, colegas de árdua batalha!
Antes de iniciarmos a questão, vamos ao tema: Departamentalização.
Temos os seguintes tipos:
1) Por Quantidade Quantidade fixa de pessoas, trabalhos similares, repetidos e contínuos; processos produtivos simples e padronizados. Ex. Turnos de fábrica.
2) Funcional Áreas funcionais da empresa ou divisão interna por especialidade. Maior utilização de pessoas especializadas. Adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo. Não é indicada para ambientes globalizados e competitivos.
3) Divisional a) Divisional por cliente Agrupamento e ênfase pelo tipo de cliente ou comprador. Predispõe a organização para satisfazer às demandas dos clientes.
b) Divisional por produto Agrupamento por resultados quanto a produtos ou serviços. Divisão de trabalho por linhas de produtos e/ou serviços. Ênfase nos produtos e/ou serviços.
c) Divisional por Localização Geográfica ou Territorial Agrupamento conforme a localização geográfica ou territorial. Ênfase na cobertura geográfica. Maior ajustamento às condições locais ou regionais, fixa a responsabilidade por local ou região.
d) Divisional por processo Agrupamento por fases do processo, do produto ou da operação, ênfase na tecnologia utilizada. Melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos, utilização econômica da tecnologia, vantagens econômicas do processo, ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanentes.
e) Divisional por projeto Agrupamento em função de saídas ou resultados quanto a um ou mais projetos, requer estrutura organizacional flexível e adaptável às circunstâncias do projeto, requer alto grau de coordenação entre órgãos para cada projeto .
4) Matricial São de três tipos, combinando Funcional com 3 P´s: Funcional + Projeto; Funcional + Processo e Funcional + Produto. É usada para facilitar o desenvolvimento e a execução de diversos programas ou projetos. Permite que os administradores de projetos atravessem as linhas departamentais e promovam o uma eficiente implementação das estratégias. Responsabilidade duplicada.
De volta ao exercício, se o candidato tivesse o conceito em mente de cada uma delas, já poderia excluir logo quatro opções A, C, D e E restando obviamente, a resposta!
Conforme verificamos, não há matricial geográfica. Quando houver matricial, será seguida por um dos 3 P´s: produto, processo ou projeto. E ainda, não há a nomenclatura multifuncional. Por outro lado, também podíamos excluir a opção B, uma vez que a funcional não é subdividida. Pra lembrar… Há divisões apenas onde? Na divisional, ora! rsrs
Vamos explicá-la… No trecho “visando à responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada região de atuação” podemos perceber a departamentalização divisional por território ou localização geográfica. E ainda, houve reestruturação para que “tivessem responsabilidade e autonomia na definição de estratégias para cada um dos produtos” verificamos a existência da departamentalização por produto.
RESPOSTA LETRA C