
Bruno Cavalcante
38.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)
O LEC (Lote Econômico de Compra) é a quantidade a ser comprada que minimiza os custos logísticos totais. Em relação ao cálculo do LEC, considere as afirmativas abaixo.
I – O LEC supõe uma demanda constante. II – No LEC, a demanda é deterministicamente conhecida. III – No LEC, a demanda é contínua.
É correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II, III.
COMENTÁRIO
O Lote Econômico de Compras (LEC) é a estimativa realizada com base em um equilíbrio econômico entre o custo de posse (manutenção dos estoques) e o custo de aquisições (obtenção de material) para calcular a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos. O objetivo é executar as compras nas quantidades certas no momento adequado para que haja o mínimo custo operacional. As premissas do LEC são:
Demanda constante;
Não restrição quanto ao tamanho dos lotes;
Os custos envolvidos são apenas de estocagem (por unidade) e do pedido (por ordem de compra);
Demanda conhecida;
O lead time é constante e conhecido;
Não é considerada a possibilidade de agregar pedidos para mais de um produto do mesmo fornecedor.
Para que seja calculado utiliza-se a seguinte fórmula:

LEC = quantidade do lote D = demanda de materiais em unidades no período Cp = custo por pedido (deve-se incluir o transporte) Ce = custo unitário de estocagem no período
Exemplo: suponhamos que uma empresa montadora de caminhões utilize na sua fabricação 1000 motores por ano. Cada pedido de motores tem um custo de R$ 100,00 e o custo para manter em estoque um motor é de R$ 5,00 ao ano. Aplicando a fórmula temos:

Agora sabemos que para minimizar o custo de estoque da empresa deve-se pedir 200 motores por ordem de compra. Porém o LEC também fala em momento adequado de realizar o pedido, o que ainda não foi esclarecido. Pois bem, para descobrirmos o ponto de pedido basta aplicar a fórmula para descobrirmos o número de pedidos por ano e dividirmos 360 dias por esse número, conforme a seguir:

NP = Número de pedidos D = demanda de materiais em unidades no período LEC = Lote Econômico de Compra
NP = 1000 = 5 pedidos 200
A empresa deverá fazer 5 pedidos ao ano, para sabermos o intervalo entre cada pedido basta dividir de 360:
IP = _360 dias_ = 72 dias de intervalo por pedido 5 pedidos
Bem, após essa revisão sobre Lote Econômico de Compras, a questão apenas nos perguntou sobre os fatores da demanda para o cálculo. Vimos que a demanda deve ser constante e conhecida, a única alternativa que ficaria mais complicada é a terceira que fala em contínua; sim ela também deve ser contínua para que possamos calcular com uma frequência determinada de pedidos, pois o cálculo não ficaria lógico se tivéssemos variações de tempos entre demandas.
RESPOSTA LETRA E