Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

38.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

O LEC (Lote Econômico de Compra) é a quantidade a ser comprada que minimiza os custos logísticos totais. Em relação ao cálculo do LEC, considere as afirmativas abaixo.

I – O LEC supõe uma demanda constante. II – No LEC, a demanda é deterministicamente conhecida. III – No LEC, a demanda é contínua.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II, III.


COMENTÁRIO

O Lote Econômico de Compras (LEC) é a estimativa realizada com base em um equilíbrio econômico entre o custo de posse (manutenção dos estoques) e o custo de aquisições (obtenção de material) para calcular a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos. O objetivo é executar as compras nas quantidades certas no momento adequado para que haja o mínimo custo operacional. As premissas do LEC são:

  1. Demanda constante;

  2. Não restrição quanto ao tamanho dos lotes;

  3. Os custos envolvidos são apenas de estocagem (por unidade) e do pedido (por ordem de compra);

  4. Demanda conhecida;

  5. O lead time é constante e conhecido;

  6. Não é considerada a possibilidade de agregar pedidos para mais de um produto do mesmo fornecedor.

Para que seja calculado utiliza-se a seguinte fórmula:


LEC = quantidade do lote D = demanda de materiais em unidades no período Cp = custo por pedido (deve-se incluir o transporte) Ce = custo unitário de estocagem no período

Exemplo: suponhamos que uma empresa montadora de caminhões utilize na sua fabricação 1000 motores por ano. Cada pedido de motores tem um custo de R$ 100,00 e o custo para manter em estoque um motor é de R$ 5,00 ao ano. Aplicando a fórmula temos:

Agora sabemos que para minimizar o custo de estoque da empresa deve-se pedir 200 motores por ordem de compra. Porém o LEC também fala em momento adequado de realizar o pedido, o que ainda não foi esclarecido. Pois bem, para descobrirmos o ponto de pedido basta aplicar a fórmula para descobrirmos o número de pedidos por ano e dividirmos 360 dias por esse número, conforme a seguir:


NP = Número de pedidos D = demanda de materiais em unidades no período LEC = Lote Econômico de Compra

NP = 1000 = 5 pedidos             200

A empresa deverá fazer 5 pedidos ao ano, para sabermos o intervalo entre cada pedido basta dividir de 360:

IP  =  _360 dias_  =  72 dias de intervalo por pedido              5 pedidos

Bem, após essa revisão sobre Lote Econômico de Compras, a questão apenas nos perguntou sobre os fatores da demanda para o cálculo. Vimos que a demanda deve ser constante e conhecida, a única alternativa que ficaria mais complicada é a terceira que fala em contínua; sim ela também deve ser contínua para que possamos calcular com uma frequência determinada de pedidos, pois o cálculo não ficaria lógico se tivéssemos variações de tempos entre demandas.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo