Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

38. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

O gerente de compras de uma empresa deseja reduzir o custo total de estoque de um item, usando o método do LEC (Lote Econômico de Compras). A demanda anual do item é de 5.000 unidades e o custo por pedido foi estimado em R$ 100,00. O gerente de armazenagem estimou os custos de armazenagem de acordo com o tamanho do lote e obteve os seguintes resultados:


(A) 100 (B) 200 (C) 300 (D) 400 (E) 500

Lote econômico de compra é a quantidade que deve ser comprada para que o custo total de aquisição e de manutenção de estoques seja mínimo (MARTINS E CAMPOS ALT)

Simples assim, temos que achar em qual desses lotes o valor total é menor. Não adianta fazer pela fórmula do LEC que não dará certo, façamos tudo diretamente na tabela dada.

Vamos colocar 3 colunas a mais na tabela: – Uma com a quantidade de pedidos que temos que fazer em cada lote. No caso é só dividir a demanda total (5.000 undiades) pelo tamanho do lote. Sempre lembrar que nesse caso sempre temos que arredondar para cima, não importando o decimal que obtenha na divisão. – A segunda com o custo dos pedidos. Multiplicando o total de pedidos pelo custo de cada pedido (100,00). – A tereceira totalizando, somando o custo de armazenagem com o custo dos pedidos.

O lote que der o menor valor é o LEC.


No caso, percebe-se fácil que o lote com 300.

RESPOSTA LETRA C


Posts recentes

Ver tudo