Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

37. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Os executivos de uma empresa de mineração decidiram ampliar a atuação da organização para outros negócios. Optaram por desenvolver a siderurgia por meio de alianças com empresas estrangeiras e a logística por contrato de concessão de ferrovias e portos. Foi criada, também, uma nova empresa dedicada à geração de energia por usinas termelétricas.

Conclui-se que o motivo para a estratégia de diversificação é

(A) promover concorrência multiponto. (B) reduzir remuneração dos gerentes. (C) obter economias financeiras. (D) superar desempenho ruim. (E) proporcionar integração vertical.


COMENTÁRIO

Você encontra, facilmente, esse assunto em livros de estratégia. Na parte de estratégias de crescimento ou diversificação. Pois vamos à teoria:

É óbvio que toda empresa quer crescer e para isso ela tem que desenvolver uma estratégia bem definida, para que siga de padrão para suas ações.

O crescimento interno é conseguido através do aumento nas vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho. Ele não inclui apenas o crescimento do mesmo negócio, mas também a criação de novos negócios, seja em direção horizontal ou vertical. Permitam-me buscar informações de um livro, disponível gratuitamente no site da FAE. É uma coleção de Gestão Empresarial, muito bem feita e resumida. Vale a pena! E saibam que eu num estou recebendo nada para falar isso. É resumido, mas ótimo! Enfim, no capítulo de Estratégia Empresarial o livro nos traz:

“Algumas empresas optam pelo crescimento através da aquisição de outras organizações. Na integração vertical, envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. Quando uma organização adquire outras companhias que a suprem, ela se engaja na integração inversa. A organização que adquire outras empresas que estejam mais próximas dos usuários finais do produto (atacadistas, varejistas) está engajada na integração direta. A integração vertical é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros através de maior eficiência, ou melhor esforço de vendas.

Na integração horizontal, envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. É adotada num esforço para aumentar seu porte, vendas, lucros e participação potencial no mercado de uma organização.

Na diversificação, envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios. Quando a empresa adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercados similares aos da empresa compradora, a estratégia é chamada de diversificação relacionada ou concentrada. Ela é utilizada quando a organização pode adquirir maior eficiência ou impacto no mercado através do uso de recursos compartilhados. Quando a empresa adquirida é de uma linha de negócios completamente diferente, a estratégia é chamada de diversificação não-relacionada ou conglomerada.

Uma empresa também pode crescer através de fusões e joint ventures. Na fusão, uma companhia se une a outra para formar uma nova organização. Na joint venture, uma organização trabalha com outra num projeto específico, muito grande para ser controlado somente por ela, tal como alguns elementos do programa espacial.”

Só terminando, falar da tal da concorrência multiponto. São quando empresas com vários negócios concorrem com outras do mesmo jeito. Notem que, na concorrencia multiponto, não é criada uma nova empresa e sim uma empresa multinegócio concorrendo com outras multinegócio.

Podemos perceber facilmente, depois dessa leitura rápida, que a questão está nos dando uma estratégia de integração vertical, já que está se unindo ou adquirindo companhias da mesma cadeia produtiva. Mineração, siderurgia e logística, funcionando como canal de distribuição. O finalzinho da questão manda uma termelétrica para tentar confundir o candidato. Mas notem, que em momento algum, ele fala onde vai ser usada a energia gerada. Mas a questão não é clara, foi só para tentar confundir mesmo.

RESPOSTA LETRA E

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo