Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

36. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

O proprietário de um restaurante especializado em comida japonesa, com apenas 15 mesas, localizado no centro comercial da capital, resolveu modificar sua estratégia de atuação. Visava a ganhos totais mais elevados a partir da redução da equipe de atendimento e redução do preço final aos consumidores interessados nesse tipo de comida. Para tal, optou por adotar o formato self service, com venda por quilo no horário do almoço. O caso descrito envolve a adoção de uma estratégia genérica de (A) Diferenciação. (B) Foco em Custo. (C) Foco em Diferenciação. (D) Liderança em Custo. (E) Economia de Escopo.


Comentário

  Nessa questão a CESGRANRIO bateu novamente na tecla das estratégias do Michael Porter, vamos à teoria, igualmente à questão 32.

O gráfico demonstra as estratégias relacionando a vantagem competitiva (se será pelo meio da diferenciação ou por meio de custos baixos) com o escopo, ou seja, o alvo (amplo ou restrito). Falando um pouco de cada um:

– Liderança em custo: A empresa centra seus esforços na eficiência produtiva, amplia o volume de produção, minimiza gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, gerando preços altamente atrativos.

– Diferenciação: A empresa investe pesado na imagem, em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, pós-venda, pesquisa de mercado, qualidade com o objetivo de dar ao consumidor um produto diferenciado.

– Foco nos custos e foco em diferenciação: A empresa escolhe um segmento específico, um nicho de mercado para se especializar e usa de uma das estratégias acima descritas para vender.

Pois vamos ao que a questão nos dizia. Primeiramente, ele fala em redução da equipe, redução do preço, já associamos ao custo. Mas nos sobra Liderança ou foco? O correto é foco, pois ele estreita o alvo de quando ele diz “consumidores interessados nesse tipo de comida”. Ou seja, restringiu a um grupo estreito de consumidores, portanto foco em custo.

                RESPOSTA LETRA B

Obs: O gráfico na questão 32 não estava aparecendo e agora que notei. Já está corrigido o erro.

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo