Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

35.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

A administração de materiais auxilia uma organização na gestão e no controle de todo o fluxo de materiais que passa pela empresa. Nesse contexto, a correta classificação dos materiais possibilita a utilização de sistemas automatizados de controle de estoque. NÃO é um objetivo da codificação de materiais

(A) facilitar a comunicação entre as áreas funcionais de uma organização no que tange ao suprimento e à manutenção dos materiais. (B) facilitar o controle contábil dos estoques. (C) dificultar a duplicidade de itens. (D) promover a padronização de materiais. (E) evitar avarias no material.


COMENTÁRIO

A cada item de um estoque um código deve ser atribuído com iguais números de caracteres. Com ele a identificação imediata e sem equívocos que podem ser causados pela descrição do item. Algumas vezes se fosse ter que procurar, em uma fábrica de parafusos por exemplo, somente pela descrição, poderia gerar muitas dúvidas, pois a diferença de tamanho é muito pequena e poderia gerar um produto com duas descrições diferentes, por isso o código prevalece sobre o nome do item, para evitar duplicidade de itens.

Sistemas de codificação de materiais: Os sistemas de codificação de materiais utilizados podem ser:

Sistema arbitrário: Os itens de materiais recebem seu respectivo código seguindo uma sequência numérica, ou alfa numérica, crescente à medida que são cadastrados, sem qualquer associação de padrão entre o código e o item de material.

Sistema simbólico: Os códigos seguem um padrão lógico de acordo com o tipo de material de maneira que através do código é possível identificar alguns aspectos básicos do item como, por exemplo, o grupo ou o subgrupo a que pertencem. Este tipo de codificação facilita a memorização dos usuários do sistema.

Pode ser usado números exclusivamente, letras exclusivamente ou uma mistura de número e letras.

De acordo com essa breve explicação, a única alternativa que não faz sentido é a letra “e”, pois o fato de codificar não ajuda em nada a não avariar materiais, isso é uma preocupação da forma de guardar, do acondicionamento.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo