35. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)
Ao longo do ano de 2000, a empresa brasileira XYZ identificou crescente número de visitas em seu site, originadas da Argentina. Muitos dos argentinos que procuravam informações a respeito dos produtos da XYZ compravam produtos através do site de vendas da empresa. Com o objetivo de aumentar a abrangência da empresa e iniciar atividades internacionais a partir do mercado argentino, em 2001, a XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ. A estratégia de ingresso no mercado internacional da XYZ é classificada como
(A) exportação indireta. (B) exportação direta. (C) joint venture. (D) licenciamento. (E) investimento direto.
COMENTÁRIO (Por Silvia Meszaros)
Caros colegas de batalha, Vamos ao tema Estratégias de Internacionalização. A fim de facilitar a visualização das estratégias de acordo com o risco, segue a ordem na seta a seguir:

1) Exportação Indireta Habitualmente, as empresas começam com a exportação indireta, ou seja, contam com intermediários independentes para exportar seus produtos. É a estratégia que envolve menos investimentos, uma vez que não precisa desenvolver um departamento de exportação nem uma equipe de vendas ou contatos no mercado internacional. E ainda, que envolve menos riscos. Como os intermediários internacionais agregam know-how e serviços ao relacionamento, a empresa cometerá menos erros.
2) Exportação Direta Em determinado momento, as empresas podem acabar decidindo controlar as suas próprias exportações portanto, o investimento e o risco são maiores.
3) Licenciamento O licenciador concede a uma empresa estrangeira o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais ou de outros itens relevantes em troca de pagamento de uma taxa ou royalties. O licenciador consegue entrar no país com médio risco e o licenciado passa a dominar o processo de produção de um produto ou marca muito conhecidos. Os licenciadores têm menos controle sobre o licenciado do que teriam se tivessem construído suas próprias instalações de produção e vendas. Uma empresa pode ingressar em um mercado internacional por meio de franquia, que é uma maneira mais completa de licenciamento. O franqueador oferece sistema operacional e orientação completos. Em contrapartida, o franqueado faz um investimento inicial e paga determinada quantia ao franqueador.
4) Join-ventures Investidores estrangeiros podem se unir a investidores locais para criar uma join-venture na qual possam dividir o controle e a propiedade. A formação de uma join-venture pode ser necessária ou desejável por razões econômicas ou políticas; a empresa estrangeira pode não ter recursos financeiros, físicos ou de gerenciamento para levar adiante o empreendimento sozinha ou o governo estrangeiro pode exigir que seja feita uma join-venture como condição para a entrada no país de interesse.
5) Investimento Direto A empresa estrangeira pode comprar uma empresa local (ou tornar-se acionista) ou construir suas próprias instalações no país interessado.
De volta ao exercício, de acordo com o tercho “XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ” podemos concluir que a estratégia da XYZ foi de investimento direto na Argentina.
Assim ficou fácil, fácil…
RESPOSTA LETRA E