Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

34. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Um determinado produto tem sua qualidade medida por meio da característica de qualidade/peso. Ao longo de um turno de produção, foram extraídas 10 amostras de tamanho n = 3 e calculadas as médias de cada amostra, conforme a tabela abaixo.


Está correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) I e V. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e V.

COMENTÁRIO

– EMBASAMENTO TEÓRICO

Não tenho livro de Qualidade, até por ter saído do edital da Petrobrás. Essa eu tirei lendo na Internet mesmo. Encontrei muito em materiais de estatística, que também não tenho livros. O link doartigo que resumi está aqui, para quem quiser ler o artigo por completo: GRÁFICOS DE CONTROLE.

Todos os processos produtivos tem suas imperfeições e parte do setor de qualidade dizer até onde essas imperfeiços podem ir.

O princípio básico do controle é: I – Cria um parâmetro, chamado produto ou serviço ideal. II – Criar limites inferiores e superiores para variação desse produto.

Depois disso é controlar se os produtos e serviços não estão passando dos limites estipulados.

Com os dados de produção são formados os gráficos de controle, que pode ser: – Gráfico de controle de variáveis: dados que podem ser medidos, ou sofrem variação contínua, tais como, resistência à tração dureza, uma dimensão, etc… – Gráfico de controle de atributos: dados que só podem ser contados ou classificados, tais como, passa/não passa, claro/escuro, com trinca/sem trinca, etc…

Os gráficos de controle de variáveis podem fazer comparação entre diversas variáveis, como mostra a tabela do artigo:


Ele é mais utilizado para quando o número de observações em cada amostra (n) é menos que 6. Caso passe disso, os outros são mais adequados.

Ele faz o controle através das fórmulas e indicadores, inclusive dadas na questão, e depois compara-se cada amostra com os gráficos de controle:

Gráfico da Média X : LSCX= X + A2* R LMCX = X LICX = X – A2* R

Gráfico da Amplitude R: LSCR = D4* R LMCR = R LICR = D3* R

Caso uma amostra esteja fora do controle do gráfico da média, dizemos que ela está com problema na centralização do processo. Caso a amostra não obedeça os limites do gráfico de amplitude, atesta-se que a amostra está com problemas de dispersão ou variabilidade.

RESOLVENDO A QUESTÃO

Na questão, nosso n é 3. São 10 amostras, mas somentes 3 observações em cada amostra. Algumas pessoas na hora de fazer a questão, confudiram e multiplicaram pelos dados com n = 10 no quadro dado.

A primeira coisa a ser feita é tirar o Xmédio (média das médias) e o Rmédio (média das amplitudes). Acostume-se em questões de estatística a fazer isso na própria tabela, fica muito mais fácil.


Gráfico de controle X: (Centralização do processo) LSC (limite superior de controle) = Xmédio + A2 Rmédio → 500 + 1,023 x 3,2 → 503,2736 LIC (limite inferior de controle) = Xmédio – A2 Rmédio → 500 – 1,023 x 3,2 → 496,7264 LC (Limite de controle) Xmédio → 500.

Ou seja, qualquer amostra que a média esteja acima de 503,2736 ou inferior a 496,7264 está com problema na centralização do processo.

Gráfico de controle R: (Dispersão e variabilidade) LSC = Rmédio x D4 → 3,2 x 2,574 = 8,2368 LIC = Rmédio x D3 → 3,2 x 0,00 = 0 LC = 3,2

Ou seja, qualquer amostra em que a amplitude esteja maior do que 8,2368 está com problemas na dispersão ou variabilidade. Agora analisamos as afirmativa.

I – O processo está sob controle estatístico. – Sim, todas as amostras estão respeitando todos os limites estipulados. VERDADEIRA II – Existe uma causa especial na amostra 8, relativa à variabilidade do processo. – FALSA. LIC < Amplitude < LSC. III – Existe uma causa especial na amostra 10, relativa à centralização do processo. – FALSA. LIC < Média < LSC IV – O processo está centralizado, mas sua variabilidade está fora de controle. -FALSA. LIC < Amplitude < LSC. V – Existe uma causa natural na amostra 4, relativa à centralização e à variabilidade. Verdadeira. Há uma causa natural, pois apesar de sua centralização e variabilidade estarem diferentes do LC, estão dentre os limites estipulados e tidos como aceitáveis.

RESPOSTA LETRA B

Posts recentes

Ver tudo