Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

34. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Uma empresa de prestação de serviços educacionais vem preocupando-se crescentemente com a necessidade de redigir documentos, projetos e procedimentos. Essa organização está buscando ampliar seu conhecimento

A) organizacional. (B) individual. (C) implícito. (D) explícito. (E) tácito.


COMENTÁRIO

Questão sobre Gestão de Conhecimento, (também como Aprendizagem Organizacional, Administração do Conhecimento e alguns outros nomes você encontra essa parte em livros de RH/Gestão de Pessoas ou, às vezes, em Estratégia Empresarial).

Essa questão era relativamente fácil. Mas de uma matéria, que pelo que percebo em vários colegas, passou despercebido na faculdade.

Davenport e Prusak dão o seguinte conceito: “Conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.”

Bonitas palavras para descrição do conhecimento. Conceito que subjetivamente todos sabem, porém é difícil transpor em palavras. Por vamos ainda aos tipos existentes de conhecimento:

Conhecimento tácito (subjetivo): está totalmente ligado ao ser humano, específico ao contexto social e individual, sendo de difícil formalização e transmissão. Não é propriedade de uma organização ou de uma coletividade.

Conhecimento explícito (objetivo): se refere ao conhecimento que pode ser transmitido em linguagem formal e sistemática. Envolve o conhecimento dos fatos; é obtido principalmente através da informação; quase sempre pode ser adquirido pela educação formal; e está documentado em livros, manuais, bases de dados, páginas na INTERNET, entre outras formas.

Conhecimento Implícito: é um conceito mais recente e que serve para descrever conhecimento que, embora ainda não tenha sido documentado, é passível de o ser. É conhecimento que possuímos e que somos capazes de transmitir, de forma mais ou menos assistida.

Conhecimento Individual: O conhecimento individual é aquele que se acha representado pela educação, experiência, habilidades e atitudes das pessoas que trabalham na empresa. Não é propriedade da companhia, pois, tem caráter subjetivo. A pessoa exerce seu conhecimento em suas funções, porém vai para casa e leva o conhecimento junto. É a capacidade intelectual individual.

Conhecimento Organizacional: Formado, basicamente, pelos conhecimentos individuas juntos e moldados para a filosofia de uma empresa, que as enriquece por meio de tecnologias e dando mais condições para que esses conhecimentos se somem e cresçam.

Pois bem, dito isso, a de uma organização necessidade de redigir, documentar os projetos e procedimentos vem para explicitar conhecimentos. Ou seja, aumentar seu conhecimento explícito.

RESPOSTA LETRA D

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo