Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

33.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Por meio de técnicas e procedimentos contábeis a companhia controla o seu patrimônio, registra e divulga as mutações ocorridas em seus elementos patrimoniais. A atitude tomada pela gestão da empresa que produziria um lançamento contábil no Ativo e outro lançamento contábil na Demonstração do Resultado do Exercício é a

(A) aquisição de matéria-prima para ser guardada no almoxarifado com pagamento a prazo. (B) compra à vista de prédio para instalar sua unidade operacional. (C) contratação de um empréstimo de longo prazo, com recebimento da totalidade dos recursos financeiros no momento inicial. (D) constituição de valor de provisão para devedores duvidosos num dado exercício, com respectiva contrapartida. (E) integralização de capital, com respectiva entrada imediata de recursos financeiros no caixa da empresa.


COMENTÁRIO

Vamos a uma pequena explicação e depois a questão item a item.

Primeiro, na contabilidade existe a famosa teoria das partidas dobradas. Não débito sem crédito correspondente. Ou seja, para todo débito tem um crédito de igual valor. Tranquilo até aqui!

Já entregando a resposta, falarei um pouco do que é provisão de devedores duvidosos. Todas as empresas tem uma perda por devedores inadimplentes, essa perda tem que ser conhecida estatisticamente pela empresa. Por exemplo, uma escola tem uma média da porcentagem de pais, ao longo dos anos, que ficam inadimplentes. Contabilmente ela funciona como uma conta retificadora do ativo (retifica a conta clientes ou duplicatas a receber).

Assim, um cliente que não tenha dado garantias numa compra de 1.000 reais e esteja devendo há 5 anos já, a empresa pode contar como perda. Ela terá que fazer o seguinte, tirar do ativo e colocar como despesa no Resultado do Exercício (respondendo já à questão).

Só para lembrar, o ativo e despesas tem natureza devedora, aumenta por débito e as receitas, assim como o passivo e o PL tem natureza credora.

A empresa fará o seguinte:

D – Perda no recebimento de crédito (conta de resultado – lançada na DRE) C – Duplicatas a receber (ativo)

E essa ó x da questão.

(A) aquisição de matéria-prima para ser guardada no almoxarifado com pagamento a prazo. D – Estoques (ativo) – Aumentando o tamanho do estoque, debito o estoque. C – Contas a pagar (passivo) – Passivo aumenta por crédito.

(B) compra à vista de prédio para instalar sua unidade operacional. C – Caixa ou Conta banco movimento (Ativo) – diminui por crédito. D – Ativo imobilizado (Ativo) – Aumenta por débito

(C) contratação de um empréstimo de longo prazo, com recebimento da totalidade dos recursos financeiros no momento inicial. D – Caixa (Ativo) – Recebimento aumenta caixa – débito C – Contas a pagar (passivo)

(D) constituição de valor de provisão para devedores duvidosos num dado exercício, com respectiva contrapartida. – RESPOSTA JÁ EXPLICADA

(E) integralização de capital, com respectiva entrada imediata de recursos financeiros no caixa da empresa. D – Caixa C – Capital a integralizar (aqui teria bastante mais teoria que não cabe agora na questão. basta saber que nenhuma conta é de resultado nesse lançamento)

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo