32. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)
Os executivos de uma confecção de uniformes profissionais decidiram alinhar sua estrutura organizacional visando à implementação de uma estratégia de liderança em custo. Para tal, a empresa se concentrou em adotar uma estrutura funcional, por meio das seguintes iniciativas:
I – uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas; II – a coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários; III – a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados.
Em estrutura funcional, é(são) compatível(eis) com a estratégia de liderança em custo APENAS a(s) iniciativa(s)
(A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.
COMENTÁRIO
Essa questão bateu ali na linha do Michael Porter, quando falou da estratégia de liderança em custo. Aí o candidato começa a vir com todas as idéias de estratégias na cabeça. Daí a questão dá uma misturada com a departamentalização funcional e, no fim, pede para você intercalar os dois assuntos. Pois vamos falar parte por parte.
Comecemos pelas estratégias genéricas, falado por Michael Porter.

– Liderança em custo: A empresa centra seus esforços na eficiência produtiva, amplia o volume de produção, minimiza gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, gerando preços altamente atrativos.
– Diferenciação: A empresa investe pesado na imagem, em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, pós-venda, pesquisa de mercado, qualidade com o objetivo de dar ao consumidor um produto diferenciado.
– Foco nos custos e foco em diferenciação: A empresa escolhe um segmento específico, um nicho de mercado para se especializar e usa de uma das estratégias acima descritas para vender.
Esse é um resumo da teoria das estratégias genéricas.
Quanto à departamentalização funcional, já foi discutido o assunto na questão 30, porém vamos retomar:
Departamentalização por funções: Ou funcional. É o agrupamento de acordo com a semelhança entre as funções principais desenvolvidas. É a mais comum de se ver em empresas, pois cada tipo de atividade da empresa fica com um setor. Por exemplo: Departamento de vendas, departamento financeiro, departamento de produção etc. Dentro de cada departamento existem funções que são parecidas, por exemplo, dentro do Financeiro há as atividades contas a pagar, contas a receber, contabilidade, fiscal, custos, orçamento e controladoria. Normalmente cada função dessa tem seu supervisor, coordenador ou um funcionário que exerce esse papel.
Pois bem, vamos analisar item a item, como de costume:
I – uma concepção orgânica foi adotada, com funções menos estruturadas; – Na departamentalização por funções, as funções são bem estruturadas. Falsa.
II – A coordenação das funções foi centralizada em determinados funcionários; – Esse é um dos conceitos da departamentalização funcional. Além disso auxilia na redução de custos, já que o controle é maior e exercido por poucas pessoas. Além do fato de você não estar promovendo esse funcionário para coordenação e sim delegando funções de coordenação para ele. Verdadeira.
III – a área de operações foi destacada, e procedimentos foram formalizados. – Uma das características da departamentalização funcional é o destaque de cada de área da empresa em departamento. A formalização de procedimentos evita o “improviso” e, com ele, os custos do erro. Todos os procedimentos estão exatos e devem ser seguidos a risca, facilitando a projeção dos custos e o processo de treinamento, caso haja substituição de funcionários. Verdadeira.
RESPOSTA LETRA E
#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração