Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

32. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Um fabricante de óleos lubrificantes atua em um grande mercado e se esforça para reduzir os custos de produção e de distribuição dos seus produtos. Assim, consegue oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes. De acordo com a proposta de estratégias genéricas de Porter, a estratégia desse fabricante é classificada como

(A) liderança total em custos. (B) diferenciação. (C) foco. (D) desinvestimento. (E) diversificação.

COMENTÁRIO (Por Silvia Meszaros)

Caros colegas de batalha,

Estamos diante do assunto estratégias genéricas de Porter.  A figura abaixo tem que estar no sangue pra qualquer concurso!

                           VANTAGEM COMPETITIVA Custo mais baixoDiferenciaçãoALVOAlvo Amplo1) Liderança Total em Custo2) DiferenciaçãoAlvo Estreito3) FOCO ou ENFOQUE3 a) Enfoque no Custo3         b) Enfoque na Diferenciação

1)      Liderança total no custo ou liderança no custo: a empresa produz muito, há economia de escala, o preço é baixo,  há ampla distribuição da mercadoria e elevado investimento em produção. A compahia centraliza seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento Tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor. Ex: Ração para cães da marca Biriba (já ouviu falar? Nem eu!).

2)      Diferenciação: produtos com mais qualidade, benefícios percebidos, investimento em inovação e pesquisa e desenvolvimento. Aempresa investe pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor. Ex: Ração Royal Canin

3)      Enfoque ou Foco: Segmentos e nichos de mercado (alvo estreito). A empresa escolhe um alvo restrito, em que atende necessidades de um determinado grupo de clientes.

3 a) Enfoque no custo: Segmento ou nicho de baixo valor. Ex: Ração para cães de marca própria do supermercado Sendas.

3 b) Enfoque na diferenciação: segmento ou nicho de alto valor. Ex: Ração para cães Royal Canin para Schnauzer miniatura.

De volta ao exercício, o enunciado aborda uma empresa que atua em um grande mercado. Daí, já podemos concluir que se trata de alvo amplo.

Dentro do alvo amplo, há Liderança Total em Custo e Diferenciação. Podemos observar pelas descrições  “se esforça para reduzir os custos de produção” e “oferecer sua linha de óleos com preços mais baixos que os concorrentes” que se trata de Liderança Total em Custos.

RESPOSTA LETRA A

Posts recentes

Ver tudo