
Bruno Cavalcante
31. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)
Uma empresa adota o orçamento periódico como ferramenta de planejamento operacional. Para o ano passado, a empresa apresentou o seguinte relatório operacional com os resultados previsto e realizado:

Considere as afirmações abaixo sobre a análise do relatório operacional.
I – Os custos fixos não sofreram alteração durante o período de apuração. II – Os preços praticados pela empresa foram, em média, menores que os inicialmente previstos. III – Os custos variáveis por unidade sofreram declínio.
É correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
COMENTÁRIO
Essa questão não tem muito de teoria, ela nos dá o que foi orçado, ou seja, o que estava planejado e nos dá o que realmente foi realizado. É uma simples comparação entre os dois, indo conferindo cada informação. Vamos a elas:
I – Os custos fixos não sofreram alteração durante o período de apuração. – O período é o realizado. Se notarmos o custo fixo foi orçado em 500, mas realizado em 600. Então sofreu sim alteração. Alternativa errada.
II – Os preços praticados pela empresa foram, em média, menores que os inicialmente previstos. – Para achar o preço de venda é só dividir a receita pela quantidade vendida, sendo assim temos: Orçado: PV = 4.000/100 = 40,00 Realizado: PV = 4.400/120 = 36,67 Então o preço de fato diminuiu. Alternativa certa.
III – Os custos variáveis por unidade sofreram declínio. – Ele quer saber os custos variáveis UNITÁRIOS, então fazemos, assim como do preço de venda, dividimos o custo variável total pela quantidade. Orçado: CVu = 2.500/100 = 25,00 Realizado: CVu = 2.800/120 = 23,33 Os custos diminuíram. Alternativa certa.
Questão sem muita dificuldade, sem muita maldade.
RESPOSTA LETRA D
