Buscar
  • Bruno Cavalcante

31. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2011)

Uma empresa adota o orçamento periódico como ferramenta de planejamento operacional. Para o ano passado, a empresa apresentou o seguinte relatório operacional com os resultados previsto e realizado:


Considere as afirmações abaixo sobre a análise do relatório operacional.

I – Os custos fixos não sofreram alteração durante o período de apuração. II – Os preços praticados pela empresa foram, em média, menores que os inicialmente previstos. III – Os custos variáveis por unidade sofreram declínio.

É correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.


COMENTÁRIO

Essa questão não tem muito de teoria, ela nos dá o que foi orçado, ou seja, o que estava planejado e nos dá o que realmente foi realizado. É uma simples comparação entre os dois, indo conferindo cada informação. Vamos a elas:

I – Os custos fixos não sofreram alteração durante o período de apuração. – O período é o realizado. Se notarmos o custo fixo foi orçado em 500, mas realizado em 600. Então sofreu sim alteração. Alternativa errada.

II – Os preços praticados pela empresa foram, em média, menores que os inicialmente previstos. – Para achar o preço de venda é só dividir a receita pela quantidade vendida, sendo assim temos: Orçado: PV = 4.000/100 = 40,00 Realizado: PV = 4.400/120 = 36,67 Então o preço de fato diminuiu. Alternativa certa. 

III – Os custos variáveis por unidade sofreram declínio. – Ele quer saber os custos variáveis UNITÁRIOS, então fazemos, assim como do preço de venda, dividimos o custo variável total pela quantidade. Orçado: CVu = 2.500/100 = 25,00 Realizado: CVu = 2.800/120 = 23,33 Os custos diminuíram. Alternativa certa.

Questão sem muita dificuldade, sem muita maldade.

RESPOSTA LETRA D


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal