Buscar
  • Bruno Cavalcante

31. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Em uma construtora, os colaboradores passam por um processo de absorção da cultura organizacional desde o momento de ingresso, por meio de sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização.

A que mecanismo(s) os colaboradores são expostos?

(A) Histórico. (B) Linguagem. (C) Personalização. (D) Símbolos materiais. (E) Rituais e cerimônias.


COMENTÁRIO

A resposta dessa questão é encontrada em livros específicos sobre cultura organizacional, desenvolvimento organizacional e, alguns conceitos, nos livros de TGA e RH. Pois vamos à teoria.

Cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Esse conceito quem deu foi Edgar Schein (1984).

Se colocarmos em miúdos esse conceito, notamos que a cultura organizacional é a experiência da empresa, juntamente como seus valores. Ou seja, cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes, normas e padrões compartilhados que moldam e influenciam o comportamento e as expectativas dos empregados, bem como o desempenho e os resultados organizacionais.

O problema de se analisar a cultura de uma organização é que nem tudo da cultura está à vista. Tem valores e conceitos intrínsecos que fazem parte da cultura, por isso se diz que a cultura é composta dos aspectos visíveis, facilmente notados na organização como tecnologia, vestuário, slogans etc.; e os aspectos invisíveis, de difícil observação como emoções, relacionamentos, sentimentos etc.

Algo que caracteriza muito bem uma organização são os valores fundamentais que ela possui. Normalmente esses valores fundamentais se manifestam através de:

– Símbolos: Objetos, atos ou eventos que enfatizam um significado expressivo para a organização.

– Heróis: São as pessoas que, pela realização de atos extremos, tornam-se ícones organizacionais e servem de exemplo.

– Slogans: São as frases, sentenças oi descrições de efeitos que expressam valor ou significado. Mais ou menos como um grito de guerra.

– Histórias: São narrativas baseadas em fatos reais ocorridas na organização, que são repetidas e passadas aos empregados que chegam, para que se preserve o valor organizacional.

– Ritos, rituais e cerimônia: São atividades que objetivam valorizar as realizações dos elementos da organização, reforçando e premiando publicamente os comportamentos considerados aceitáveis.

Você, aluno calejado de concursos, com certeza mataria essa questão na lógica das alternativas. Pois a única que indica algum tipo de atividade que pode ser repetida para reforçar a cultura organizacional é a que fala de ritos, rituais e cultura, mas espero que o resumo tenha ajudado.

RESPOSTA LETRA E

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal