Buscar
  • Bruno Cavalcante

31. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

(A) geográfica, com base na região. (B) demográfica, com base na classe social. (C) psicográfica, com base no estilo de vida. (D) comportamental, com base nos benefícios. (E) operacional, com base nos recursos dos clientes.

COMENTÁRIO (Por Silvia Meszaros)

Caros colegas de batalha,

Estamos diante do assunto segmentação do mercado. Pra gravar, lembre-se que há quatro tipos de segmentação: três gráficas e uma comportamental. As gráficas são geográfica, demográfica e psicográfica.

Sendo assim, antes mesmo de entendermos os conceitos, já eliminaríamos a opção E – Operacional.

Vamos à explicação pela mais fácil… A segmentação geográfica consiste na divisão do mercado por unidades territoriais, como: país, estado, cidade, região, bairro, zona, etc.

Esta é uma forma muito comum do departamento de vendas atuar. As grandes empresas que têm forças de vendas, normalmente, distribuem regiões específicas a cada um dos seus vendedores.

A segmentação demográfica envolve dividir o mercado com base em características da população de acordo com variáveis como: idade, renda, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etnia, ciclo de vida da família, classe social, etc.

A segmentação psicográfica diz respeito ao comportamento, estilo de vida e personalidade do consumidor: extrovertido, conservador, aventureito, impulsivo, tímido, rude, etc.

Cabe ressaltar que CLASSE SOCIAL está presente na segmentação demográfica e na psicográfica. Na prova, a Cesgranrio nos fará a gentileza de informar mais características da segmentação no exercício a fim de restringir a uma única resposta.

Por fim, temos a segmentação comportamental que permite classificar os consumidores de acordo com o comportamento do consumidor perante o produto: ocasião de uso, benefícios procurados, utilização e atitudes.

Dica! Algumass vezes, tinha dúvida entre a classificação por psicografia e por comportamento. Pra distinguir entre as duas, criei um mecanismo do seguinte: a psicográfica é intrínsica ao ser (“eu sou”), enquanto que a comportamental sugere um estado (“eu estou”).

De volta ao exercício,os consumidores foram divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia.

Analisamos que a segmentação realizada foi a comportamental, uma vez que é uma opção do sujeito  perante o produto ofertado e nâo uma característica individual da personalidade do mesmo.

RESPOSTA LETRA D

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal