Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

30. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2006)

Embora seja comum a representação do ciclo de vida de produtos por meio de uma curva genérica, sabe-se que a forma dessa curva pode variar bastante em função de características como o tipo do produto (bens de consumo ou bens industriais), a intensidade dos esforços de comunicação feitos pelo produtor, o grau de mudança tecnológica envolvida no produto e o grau de aprendizagem necessária para que o consumidor consiga usar o produto, entre outras. A seguir, são apresentados quatro gráficos indicativos de ciclosde vida de diferentes produtos.


Assinale a opção que indica a seguinte ordem: produto de baixa aprendizagem – produto de alta aprendizagem – produto de moda – produto de modismo.

(A) I – II – III – IV (B) I – IV – III – II (C) II – I – III – IV (D) II – I – IV – III (E) IV – II – III – I

COMENTÁRIO

Falando um pouco, primeiramente, sobre a relação “aprendizagem X vendas”.

O que é aprendizagem? Nos termos da questão, quando se relaciona com as vendas, é a facilidade que o consumidor tem para se familiarizar com aquele produto. Quanto menor o esforço para aprender, menor é o grau de aprendizagem do produto. Como isso influencia as vendas? Vamos através de um exemplo.

O Windows ainda é o sistema operacional mais utilizado no mundo (na base do “eu acho”). Toda vez que a Microsoft, fabricante do Windows, lança um novo modelo, uma nova versão, todo mundo fica com “um pé atrás” de mudar, de não achar mais as funções mais utilizadas e dos programas mais utilizados não darem certo. A medida que o produto se mostra tão simples quanto o anterior e com melhorias fáceis de serem achadas e utilizadas, as vendas aumentam rapidamente por causa de seu baixo grau de aprendizagem. O contrário, caso ele se mostre extremamente incompatível, para achar as melhorias você precisa entender demais sobre ele e demandaria muito tempo para isso, as vendas tendem a crescer em um ritmo bem lento e normalmente não tanto quanto o de baixa aprendizagem.

A moda já é um estilo popular ou concorrente aceito em uma determinada área. Ela passa por quatro estágios: distinção, emulação, massificação e declínio. Há divergências sobre a duração de uma moda, mas geralmente o duração do ciclo de uma moda depende do quanto ela atende uma real necessidade, quanto mais ela for relevante mais tempo dura seu ciclo.

O modismo é uma moda que aparece subitamente e cai em declínio da mesma maneira. Seu ciclo de aceitação é curto e tende a atrair um número limitado de pessoas, que geralmente buscam se destacar das outras pessoas.

Aos gráficos e ligando ao que falamos:

GRAFICO I – Uma subida lenta ao passar do tempo, um estágio de ápice e o declínio. É o que foi falado do Windows complicado, ele vai vender, pois existem pessoas que querem se arriscar ou mesmo pessoas que entendem mais de informática e não acharão tão difícil o produto. Mas suas vendas crescerão muito devagar e o ápice não será tão alto quanto de um Windows mais simples. Esse é o de “produto de alta aprendizagem”.

GRÁFICO II – Subida rápida, ápice alto além de uma boa duração de seu ciclo no tempo. É o Windows fácil de ser usado será vendido rapidamente e alcançará um maior número de usuários, a medida em que as pessoas facilmente acostumam-se rapidamente com o produtos, as vendas crescem rapidamente também. Esse é o gráfico de “produto de baixa aprendizagem”.

GRÁFICO III – Quem estudou pelo livro do Kotler – Administração de Marketing (A bíblia do Marketing) viu que esse gráfico 3 se assemelha mais com o gráfico do “Estilo” do que da “moda”, porém, como não se tem a opção de estilos e, segundo outros autores a moda é cíclica, então ela tem essa configuração de subir rapidamente e entrar em declínio do mesmo jeito e perdurando esse movimento durante um tempo. Esse é o gráfico do “produto de moda”.

GRÁFICO IV – Subida súbita e desaparecimento da mesma maneira. Ciclo de duração curtíssimo, estamos falando do “produto modismo”.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo