Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

30. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Um determinado grupo empresarial atua internacionalmente na exploração e refino de petróleo. Esse grupo descentraliza as decisões estratégicas e operacionais para as unidades de negócio em cada país, facilitando os esforços para satisfazer diferenças e buscar oportunidades em cada localidade. A estrutura organizacional adequada à estratégia descrita é a

(A) de regiões geográficas mundiais. (B) divisional global de produto. (C) divisional cooperativa. (D) diversificada relacionada. (E) transnacional combinada.


COMENTÁRIO

O X da questão está nos tipos de departamentalização. Pois vamos à teoria de departamentalização, baseando-se em Chiavenato:

Departamento designa uma área, divisão ou segmento distintos de uma empresa sobre a qual um administrador (seja diretor, gerente, chefe, supervisor etc.) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Agrupar atividades específicas em uma coordenação se torna necessário a medida que ocorre a especialização no trabalho. Essa coordenações podem ser agrupadas em unidades organizacionais maiores, mas o princípio que deve reger a departamentalização ou agrupamento de atividades é o princípio da homogeneidade.

Dito isso, vamos aos tipos de departamentalização, ou seja, critérios para que essas atividades sejam agrupadas, de acordo com a necessidade de cada empresa.

1. Por funções: Ou funcional. É o agrupamento de acordo com a semelhança entre as funções principais desenvolvidas. É a mais comum de se ver em empresas, pois cada tipo de atividade da empresa fica com um setor. Por exemplo: Departamento de vendas, departamento financeiro, departamento de produção etc.

2. Por produtos ou serviços: Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza em função deles. O agrupamento das atividades da organização pelos produtos ou linhas de produtos facilita o emprego da tecnologia, das máquinas e equipamentos, do conhecimento, da mão-de-obra, permitindo uma intensificação de esforços e concentração que aumentam sobremaneira a eficiência da organização. Por exemplo, uma fábrica de eletrodoméstico pode criar: departamento de fogões, outra para geladeiras e assim por diante. Lembrando que pode ocorrer com relação ao serviço também, como é o caso de hospitais, que tem o departamento de pediatria, cirurgia etc.

3. Por localização geográfica: Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. Muito utilizada por multinacionais ou empresas que estão em várias regiões. Geralmente é criado com o nome de Departamento Regional Nordeste, por exemplo.

4. Por clientes: As características dos clientes – como idade, sexo, nível socioeconômico, tipo de consumidor etc. – constituem a base para esse tipo de departamentalização. A departamentalização por clientes ou por fregueses reflete o interesse pelo consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização. É um critério importante, quando a organização lida com diferentes classes de clientes com diferentes características e necessidades. Normalmente utilizada em departamento de vendas de roupa. Por exemplo: Setor Masculino, feminino e infantil.

5. Por fases do processo (ou processamento): É freqüentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento se fazem por meio de seqüência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e disposição racional do equipamento utilizado.

6. Por projetos: O agrupamento ou organização na base de projetos envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa.

Por fim, vamos à questão. A dificuldade dessa questão estava no fato dela não fornecer ao candidato as opções com os nomes bonitinhos. Quando ele fala que descentraliza para as unidades em cada país, fica na cara que é departamentalização por localização geográfica, mas nas opções não tem isso. Mas quando você ler as opções percebe que a única que faz alguma menção à divisão levando em consideração a geografia é o item A. Algumas pessoas ainda pensaram na letra E, por falar a palavra “transnacional”, mas quando fala o combinada dá a entender que ele está combinando vários países e é justamente isso que a questão diz o contrário, ele está descentralizando de acordo com o país.

RESPOSTA LETRA A

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo