Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

29. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Uma empresa decidiu criar uma espécie de organograma com as possíveis direções e oportunidades de carreira disponíveis na organização, as etapas e os meios para que seus colaboradores fossem informados sobre a possibilidade de ascensão, tendo em vista o desenvolvimento de recursos humanos. Essa empresa está oferecendo a ferramenta de

(A) mapeamento de carreiras. (B) centro de recursos. (C) inventário de habilidades. (D) aconselhamento individual. (E) sistema de oportunidade de vagas.


COMENTÁRIO

Questãozinha simples. Pra resolvê-la você teria que olhar o enunciado e refletir um pouco. Poderia ser feita por eliminação de itens, ou mesmo, se você soubesse de bate e pronto.

Vamos analisando a questão em partes. Primeiramente ele fala que existe um organograma. Quando você ouve organograma já remete àquele gráfico de cargos e/ou departamentos utilizado lá na matéria de O&M ou OSM. Pois bem, é como ele diz, uma espécie daquilo, mas ao invés disso tem direções e oportunidade de carreiras na organização. Ou seja, ele tem uma espécie de caminho que você pode seguir dentro da empresa e informa os requisitos. Assim o empregado poderia escolher o objetivo dele no “mapa” e fazer com que todos se habilitar com todos os requisitos necessários para aquele caminho.

Empresas fazem isso para motivar seus funcionários, pois um bom plano de carreira atrai e mantêm talentos. Com esses caminhos na mão, o funcionário tem literalmente um mapa do que deve fazer, de que passos dar para conseguir chegar ao seu objetivo na organização. Cada vez mais as empresas incentivam seus funcionário a fazerem os planos para sua carreira, onde eles querem chegar e o que precisarão fazer para chegar. É uma ótima maneira de motivar.

Sem contar que tem sido uma crescente esse tipo de questão em prova, mas é um assunto bantante simples e, eu diria até, lógico quando se vê. Tem alguns complicadores, como já vi em algumas questões, porém deixarei para aprofundar nessas outras questões.

RESPOSTA LETRA A

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo