Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

29. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

Em uma conferência sobre técnicas e métodos de gestão de estoques, um administrador afirmou, de maneira correta, que

(A) a classificação ABC dos estoques é uma forma de agregação, segundo a importância financeira dos itens, enquanto a classificação XYZ trata de segmentar os itens, segundo sua periculosidade. (B) o Lote Econômico de Compra (LEC) é uma técnica que minimiza o custo de armazenagem do item, através de compras mais inteligentes e bem programadas, acomodando pequenas a moderadas variações de demanda. (C) o lead-time de entrega do fornecedor é um parâmetro essencial dos modelos matemáticos de gestão de estoques. (D) o uso das técnicas japonesas popularizadas no Just in Time tornam os processos produtivos cada vez mais independentes dos estoques em processo, reduzindo drasticamente os estoques. (E) na revisão periódica, o tamanho do lote é fixo, e o fornecimento ocorre em intervalos regulares de tempo.


COMENTÁRIO

Essa, assim como algumas outras questões comentadas aqui no blog, é daquelas é bem melhor ir item a item, para explicar melhor todos os ponto da questão.

(A) a classificação ABC dos estoques é uma forma de agregação, segundo a importância financeira dos itens, enquanto a classificação XYZ trata de segmentar os itens, segundo sua periculosidade. A classificação ABC está bem definida na questão. Classificação ABC é por ordem financeira, sendo A os itens mais importantes financeiramente, B os intermediários e C os menos valiosos. Ainda nesse sistema, temos a relação 80/20, ou seja, 80% do valor do estoque está no A e corresponde a apenas 20% dos itens totais do estoque. O B fica com 15% financeiramente e o C com os outros 5%. O erro está na classificação XYZ, que não classifica por periculosidade, mas sim pela criticidade de cada item. Mas no caso, o Z é o mais crítico, ou seja, o que a falta dele será crítica por não poder ser substituído, por não ter similar. O X seriam os mais substituíveis, os que tem similar. O Y até tem similar, mas a troca pode acarretar em mudança da qualidade do serviço ou produto.

(B) o Lote Econômico de Compra (LEC) é uma técnica que minimiza o custo de armazenagem do item, através de compras mais inteligentes e bem programadas, acomodando pequenas a moderadas variações de demanda. O LEC é o lote onde os custos logísticos totais, ou seja, aquisição, transporte e armazenagem, não somente o de armazenagem, como fala o item.

(C) o lead-time de entrega do fornecedor é um parâmetro essencial dos modelos matemáticos de gestão de estoques. Modelos matemático são modelos de precisão de gestão de estoque, tudo que envolva os números de estoque. Quanto comprar, quando comprar e quanto comprar. Lead time é o tempo desde que o pedido é feito ao fornecedor até a entrada do produto no estoque. Esse tempo, esse número é essencial para qualquer planejamento de estoque, principalmente sobre quando comprar.

(D) o uso das técnicas japonesas popularizadas no Just in Time tornam os processos produtivos cada vez mais independentes dos estoques em processo, reduzindo drasticamente os estoques. O JIT tenta diminuir o mínimo o estoque de matéria-prima, porém ele depende sim dos estoques em processo. Tentar diminuir estoque em processo é diferente de deixar de depender.

(E) na revisão periódica, o tamanho do lote é fixo, e o fornecimento ocorre em intervalos regulares de tempo. Revisão periódica o período é regular, ou seja, de tempo em tempo certo é feito o pedido. Ou seja, no dia do pedido é contado o estoque, ou levantado o estoque e o pedido é feito da diferença do estoque máximo e o nível de estoque, ou seja, o lote não é fixo.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo