Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

28.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Existem diferentes sistemas de amortização, passíveis de serem utilizados na contratação de empréstimos junto a instituições financeiras. Nesse sentido, uma das características do sistema de amortização Price consiste em

(A) quitação de amortizações constantes ao longo do período do empréstimo (B) amortização de 100% do valor do principal na data de vencimento (C) pagamento de prestações iguais durante o período do financiamento (D) pagamento de juros constantes durante o período do financiamento (E) pagamento de prestações decrescentes ao longo do período do empréstimo


COMENTÁRIO (Por Jefferson Bregalda)

SISTEMA PRICE

No sistema PRICE as prestações são constantes e calculadas segundo uma série uniforme de pagamentos: todas no mesmo valor. O valor amortizado é crescente ao longo do tempo, ao contrário dos juros, que decrescem proporcionalmente ao saldo devedor. Normalmente este sistema é utilizado para financiamentos de carros, eletrodomésticos, empréstimos bancários de curto prazo, etc. Vamos considerar um financiamento de R$ 10.000,00 em 5 prestações mensais, considerando juros compostos e efetivos de 2% ao mês no sistema PRICE:


SISTEMA SAC Por sua vez, no SAC, verificamos um comportamento constante no valor das amortizações, e decrescente no valor das prestações, assim como nos juros. O sistema SAC é relativamente prático, e não necessita do uso de calculadoras financeiras para sua implementação: basta dividirmos o saldo devedor inicial pelo número de prestações para, a partir daí, montarmos a planilha. O SAC é amplamente utilizado para financiamentos bancários de longo prazo de imóveis, especialmente os da Caixa Federal. Considerando o mesmo financiamento realizado, vamos aplicar o sistema SAC:


SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO AMERICANO O Sistema Americano de Amortização é um tipo de quitação de empréstimo que favorece aqueles que desejam pagar o valor principal através de uma única parcela, porém os juros devem ser pagos periodicamente ou, dependendo do contrato firmado entre as partes, os juros são capitalizados e pagos junto ao valor principal. Observe o financiamento com os mesmos dados:


(A) quitação de amortizações constantes ao longo do período do empréstimo; – Amortizações constantes é característica do sistema SAC.

(B) amortização de 100% do valor do principal na data de vencimento; – Amortização total no final do período é característica do sistema Americano.

(C) pagamento de prestações iguais durante o período do financiamento; – Característica do sistema PRICE. Resposta certa.

(D) pagamento de juros constantes durante o período do financiamento; – Juros constantes é característica do sistema Americano.

(E) pagamento de prestações decrescentes ao longo do período do empréstimo; – Prestações decrescentes é característica do sistema SAC.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo