Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

28. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2006)

Relacione a primeira coluna com a segunda, quanto às categorias dos objetivos da administração de recursos humanos.I. Objetivos Societários II. Objetivos Funcionais III. Objetivos Organizacionais(P) Manutenção de recursos humanos adequados às necessidades da Organização. (Q) Instrumento de efetividade organizacional. (R) Responsabilidade social da Organização. (S) Redução de custos e aumento da lucratividade

A relação correta é: (A) I – P , II – S, III – Q e R. (B) I – Q, II – R e S, III – P. (C) I – Q e R, II – P, III – S. (D) I – R, II – P, III – Q e S. (E) I – S, II – Q, III – P e R.

COMENTÁRIO

Essa questão foi um pouco difícil de ser entendida e acredito que ainda causa confusão em algumas pessoas. Inclusive em mim e no Lucas, que comentamos as questões. A gente “penou” um pouco até se ligar que com essa nomenclatura não se acha em livro. Me liguei que, na verdade, para resolver essa questão você tem que pensar assim:

I – Objetivo Societário = Objetivo estratégico. A hierarquia mais alta do planejamento. A parte macroambiental (global, englobando empresa e mercado), de longo prazo. Mais generalista.

II – Objetivo Funcional = Objetivo Operacional. A hierarquia mais baixa no planejamento. Voltado para tarefas diárias, de curto prazo. Específico de uma operação.

III – Objetivo Organizacional = Objetivo Tático. A hierarquia mediana. Ações de médio prazo quem englobam visando o ambiente interno da empresa. Geralmento são objetivos divisionais (departamentais).

Pensando assim você acertaria a questão. Alguns ligaram os sócios ao dinheiro (redução e custos e aumento da lucratividade) e marcaram a letra E, que seria a única que teria essa resposta, mas infelizmente está errado. Vamos comentar todas as opções.

(P) Manutenção de recursos humanos adequados às necessidades da Organização. Qual a necessidade da organização? Manter-se em operação, não para por falta de pessoal. Ou seja, manter recursos humanos adequados para operacionalização da empresa é uma objetivo de curto prazo. Eu tenho que ter pessoas adequadas agora, não posso planejar de médio ou longo prazo se não a empresa pára. Se ele tivesse falado procurar pessoal qualificado para uma futura expansão ou para um processo novo que entrará em breve na empresa, seria diferente. Mas não falou, então esses objetivos são de curto prazo, é para o agora. Objetivo operacional ou funcional.

(Q) Instrumento de efetividade organizacional. Na primeira questão que eu comentei, da Petrobrás (Questão 21 da prova de 2011), eu falei um pouco sobre eficácia, eficiência e efetividade. Alcançar esses parâmetros de eficiência, eficácia e efetividade são objetivos de médio prazo. Exigem um certo planejamento antecipado, mas que não envolvem o mercado externo, principalmente quando se coloca esse “organizacional” que limita a ação ao ambiente interno da empresa. Objetivos de médio prazo são os objetivos táticos ou organizacionais.

(R) Responsabilidade social da Organização. Responsabilidade social vem da idéia de que a organização não presta contas só aos societários, mas sim à sociedade como um todo e, quanto mais essa empresa gera resultados para a sociedade, mais socialmente responsável ela é. Hoje em dia se fala muito da responsabilidade sócio-ambiental, integrando questões de sociedade, como violência e educação, e ambientais, como sustentabilidade. Essa responsabilidade sem dúvida tem de ser muito bem planejada de acordo com a capacidade da empresa e a longo prazo, não são ações pontuais. Além de, claramente, serem ações globais, envolvendo o macroambiente. Portanto são objetivos estratégicos ou societários.

(S) Redução de custos e aumento da lucratividade São objetivos internos da empresa. Cada setor tem sua meta de redução de custos, de acordo com suas atividades e, logicamente, seus custos. É uma meta de médio prazo, não tem como se mudar tudo de uma hora para outra além de não envolver o mercado externo para essa redução. Só pelo fato de diminuirmos custos, os lucros aumentam e, logicamente, a relação lucro/vendas também. Essa relação é chamada lucratividade. Objetivos táticos ou organizacionais.

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo