Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

27. (CESGRANRIO– PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2012)

O ambiente organizacional bastante complexo atualmente exige que o mundo corporativo adote novas estruturas, possibilitando maior flexibilidade de atuação, adaptando-se às necessidades do mercado e às expectativas dos clientes. Nesse sentido, a estrutura que atende a essa exigência é a organização

(A) de acordo com a atuação regional, já que pode estar adaptada às variações culturais. (B) por cargos e tarefas, porque enfatiza o trabalho simples e repetitivo, facilitando a especialização dos profissionais. (C) por funções, onde as atividades são agrupadas por sua finalidade, facilitando a adaptação às exigências do mercado. (D) por divisões, que permite estruturar a empresa diversificada, possibilitando a integração horizontal. (E) por processos, na qual as atividades são realizadas numa sequência lógica possibilitando o fluxo contínuo do trabalho.

COMENTÁRIO

Essa questão é a primeira polêmica dessa prova, deve ter chovido recurso em cima dela, ainda mais por duas pequenas frases do nosso ilustre Chiavenato que dizem em um quadro que lista vantagens e desvantagens de cada tipo de organização e na hora da por processo nos diz:

DESVANTAGEM: Falta de flexibilidade e adaptação a mudanças.

Então como essa poderia ser a resposta? (Já entregando o gabarito.) Acredito que quase todo mundo que sabia a matéria, tinha estudado um pouco ou visto no dia anterior, marcou o regional, já que sempre aprendemos que essa é a mais flexível. Mas notem que ele tem que se adaptar às expectativas do mercado e do cliente, não diz que tem se adaptar a cada região ou local que ela esteja, caracterizando a estrutura geográfica.

A estrutura baseada nos processos agrupa atividades e recursos com base nos processo-chave da organização. Por exemplo, uma fábrica de fogões pode ser estruturada nos processos de montagem, corte, pintura. Assim como em um fast-food, por exemplo, tem o processo de assar, o de montagem, o pessoal do processo da batata-frita e assim vai se completando cada produto.

Quando vemos nos livros a falta de flexibilidade da estrutura flexível é quanto a mudança do ambiente, por isso a estrutura por processo é apropriada para ambientes estáveis. Como geralmente cada processo gira em torno de uma máquina, a falta de flexibilidade vem daí. Quando o ambiente tem mudanças muito rápidas de tecnologia, por exemplo, fica difícil refazer sempre os processos, a cada mudança de máquina, de tecnologia.

A adaptação fala na questão é a necessidade do mercado, do cliente, é como fazer a vontade do mercado e dos clientes, ou seja, adaptar o produto para cada pessoa. E aqui podemos voltar ao exemplo do fast-food. Os clientes do fast-food pedem diversas coisas, muito diferentes, mudando cada combo (produto). Então temos os processos interligados para satisfazer o cliente. Se ele quer um sanduíche duplo ou simples será feito na hora do processo de montagem. É justamente essa separação dos processos que dá essa flexibilidade. Se você quer com batata ou não, bem passado ou não só tem como fazer se cada processo for feito separadamente, como na estrutura por processo, sem contar que isso não muda as etapas, o fluxo do processo. O processo de montar, de assar sempre estará acontecendo, continuamente.

Se tentarmos encaixar em qualquer outra estrutura, seria bem mais complicado essa adaptação do produto para cada cliente, os outros permitem uma flexibilidade melhor da empresa quanto ao ajuste a um grupo (regional) ou facilita a mudança e adaptação às mudanças do mercado e das variáveis externas.

Nessa ficou um pouco difícil de captar a mensagem da banca, qualquer dúvida usem o espaço de comentários abaixo.

RESPOSTA LETRA E

Posts recentes

Ver tudo