Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

25. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2006)

O gerente de materiais de uma empresa fabricante de diversos produtos plásticos precisa decidir sobre a instalação de um dos sistemas computadorizados de controle de estoques. O primeiro deles, de custo elevado, registra em tempo real todas as movimentações dos produtos no estoque. O segundo registra as movimentações no estoque a cada três meses e tem custo mais modesto. Levando em conta estas considerações e as características da empresa, o gerente de materiais optou pelo primeiro sistema, apesar de mais caro, pois o(a):

(A) custo dos materiais é feito ao final do exercício fiscal. (B) valor total do estoque é calculado através do levantamento manual. (C) atualização do estoque é feita a cada movimentação. (D) entrada dos materiais no estoque é feita ao final de cada semestre. (E) saída dos materiais é anotada antes de ser feita a venda.


COMENTÁRIO (Integralmente comentada pelo novo colaborador de site: Lucas Frota)

Esta questão dispensa qualquer explicação acerca de administração, ela deveria ser parte da prova de português, pois é meramente interpretativa. Vejam que o administrador citado escolheu o primeiro sistema, mais caro, aquele que “registra em tempo real todas as movimentações dos produtos no estoque”.

Primeiramente, TEMPO REAL não ocorre ao final de cada exercício fiscal (A), nem ocorre no final de cada semestre (D). Portanto, falsas estas alternativas.

Em seguida, a compra de um sistema computadorizado de administração de estoques, de alto custo, (o que, em teoria, possibilitaria relatórios imediatos) se opõe fortemente ao levantamento manual de estoques (B)… (aquela em que o Joãozinho conta caixas etiquetadas e dá um tique ou escreve um número numa lista sobre uma prancheta)

Na alternativa (E), além de um sistema computadorizado de alto valor, o gerente precisaria de uma bola cristal, pois anotar saída de mercadoria antes da venda é prever o futuro. Isso não é tempo real, é futuro simples.

Por fim, a alternativa (C), a correta, reproduz o que diz o enunciado, pois qualquer movimento no estoque será imediatamente registrado, o que permite análise em TEMPO REAL.

RESPOSTA LETRA  C

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo