Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

24. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Embora equipes sejam grupos de pessoas, os conceitos de equipe e grupo não são intercambiáveis. A respeito das diferenças entre conceitos, analise as afirmativas a seguir.

I – Equipes contam com líderes fortes que foram designados para a função. II – Equipes entregam produtos do trabalho coletivo de seus componentes. III – Grupos discutem, decidem e compartilham trabalho.

Está correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.



COMENTÁRIO:

Todo e qualquer administrador deve ter em mente a diferença entre equipe e grupo e eu poderia fazer isso bem resumido. Mas como temos estudantes de outras áreas que resolvem todas as questões estudando para seus concursos, vamos detalhar bastante aqui. Grupo é algo rudimentar, algo primário, um aglomerado, um agrupado de pessoas. Uma equipe é algo mais elaborado, quando existe sinergia, existe um trabalho em conjunto. Daí a afirmativa nem toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe.

Com equipe vem a sinergia (o todo é maior que a soma dos indivíduos). 5 músicos que ensaiam, tocam juntos há um tempo serão melhores do que os 5 melhores músicos que nunca tocaram juntos. Equipe e grupo. Todas as habilidades trabalhando em conjunto se torna maior que a soma delas. Vamos a um trecho do livro Gestão de Pessoas do Chiavenato:

Um grupo de trabalho é o conjunto de dois ou mais indivíduos que são interagentes e interdependentes; é, portanto, um grupo que interage primariamente para compartilhar informação e a tomar decisões que ajudam cada membro a executar melhor as suas tarefas dentro de sua área de responsabilidade. Um grupo não tem oportunidade ou condições para se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, pois seu desempenho é meramente a soma das contribuições de cada membro individual. Não há sinergia positiva que possa gerar um nível extraordinário de desempenho que ultrapasse a soma das contribuições individuais. Onde chega o limite máximo de um grupo começa o conceito de equipe. Mas, quais são as reais diferenças entre grupos e equipes? Essas diferenças podem parecer tênues à primeira vista, mas marcam profundamente uma razoável distância entre ambos esses conceitos.

A utilização do termo equipe está sendo cada vez mais crescente para referir-se a vários tipos de grupos formais. No ambiente de trabalho, a equipe é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum para o qual são coletivamente responsáveis. Uma equipe gera sinergia positiva através do esforço coordenado. Os esforços individuais são integrados para resultar em um nível de desempenho que é maior do que a soma de suas partes individuais. Assim, o que difere uma equipe de um grupo de trabalho são basicamente quatro aspectos fundamentais:

  1. Objetivo: enquanto o grupo tem por objetivo partilhar informações, a equipe está voltada para o desempenho coletivo e integrado.

  2. Sinergia: enquanto o grupo apresenta sinergia neutra, e muitas vezes negativa, a equipe é capaz de desenvolver sinergia positiva.

  3. Responsabilidade: enquanto o grupo se caracteriza pela responsabilidade individual e isolada, a equipe se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidária entre os membros.

  4. Habilidades: enquanto o grupo utiliza habilidades randômicas e variadas de seus membros, a equipe se caracteriza pela complementariedade das habilidades dos seus membros para a realização de uma tarefa comum, conjunta e integrada.”

Acredito que tenha clareado bem, mas para não restar dúvidas, vamos analisar afirmativa por afirmativa:

I – Equipes contam com líderes fortes que foram designados para a função. – Os líderes de uma equipe surgem naturalmente, por competências pessoais e não são designados pela para a função. (Alternativa Falsa)

II – Equipes entregam produtos do trabalho coletivo de seus componentes. – Grupos entregam trabalhos individuais, enquanto equipes trabalham juntos por um objetivo, por um resultado. (Alternativa Verdadeira)

III – Grupos discutem, decidem e compartilham trabalho. – Essa é a definição de equipe, como vimos na definição acima, os grupos não discutem, não compartilham trabalho, somente algumas informações necessárias. (Alternativa Falsa).

RESPOSTA LETRA B

(Resposta atualizada em 16/03/2016)

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo