Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

23. (CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2006)

A Mobilutil é indústria moveleira que projeta seus produtos em constante preocupação com o meio ambiente. Estes produtos são extremamente duráveis, de alta qualidade, e fabricados com 80% de  material reciclado. A prática de gestão produtiva utilizada pela Mobilutil é a:

(A) manutenibilidade. (B) hereditariedade. (C) flexibilidade. (D) condutibilidade. (E) sustentabilidade.

COMENTÁRIO

Não sei, sinceramente, se essa questão foi para “frescar” (expressão cearense para “brincar”) com a cara do candidato de tão fácil que estava.

De cara, já podemos descartar os ítens: b – Hereditariedade, que se refere à passar de pai para filho. Meio nada a ver com a questão. c – Flexibilidade diz respeito ao quanto você aceita fugir de um determinado padrão, na questão não fala nada disse. d – Condutibilidade. Sinceramente, antes dessa questão, nunca tinha ouvido falar nisso da administração, só na física mesmo. Pois deixem lá que isso é coisa deles.

Essa prova, como um todo, não tem facilitado muito a vida de quem gosta de comentar, por ter opções simplesmente absurdas, que nem cabem pra gente comentar com bases em algum livro e tal. Mas vida de candidato é assim, tem que eliminar por absurdo.

Eu deixei esse manutenibilidade como possível, pois alguém me disse que achou que fosse uma pegadinha e marcou como “manutenção” do ambiente. Não né, pessoal? Manutenibilidade é uma característica de algo, seja projeto ou produto. Um carro com baixo custo de manutenção e facilidade na mesma, podemos dizer que tem alta manutenibilidade, nada a ver com meio ambiente. Mas quero aqui abrir o leque de dúvidas o mais amplamente possível.

Enfim, nos sobra a tão batida e cobrada sustentabilidade. Sustentabilidade trata-se de aproveitar bem os recursos de hoje para que nunca falte. Entendam bem, não é não utilizar recursos naturais, é utilizar com inteligência, aproveitando o máximo possível tudo que esse recurso disponibilizar. Famoso ecologicamento correto.

Em seu livro, Albert Brasil Gradvohl (citando a publicação da Comissão Mundial do Meio Ambiente) fala o seguinte: Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é “um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e as mudanças intitucionais se harmoniza e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades e aspirações humanas, ou seja, a forma mais racional de se utilizar os recursos naturais”

Dito isso, uma empresa que utiliza 80% de material reciclado está sendo sustentável.

RESPOSTA LETRA E

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo