Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

23. (CESGRANRIO – PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEIS – ADMINISTRADOR/2010)

Dado que x1 , x2 , x3 e x4 formam, nesta ordem, uma Progressão Geométrica de razão q, conclui-se que:

Essa questão, juro que não sei se tem outra forma de fazer além de testando as opções. Se tiver peço, encarecidamente, que algum leitor que queira colaborar coloque. Eu, particularmente, resolvi essa questão ítem por ítem, pulando o ítem C, pois não sei como fazer e deu certo. Afinal o correto é o C e todos os outros consegui ver que estava errado.

Vou dar uma dica: Esse tipo de questão de matemática um pouco mais complicada pega, no máximo, uma questão da CESGRANRIO, então para quem foca nessa banca não adianta se descabelar para aprender isso. Será perda de tempo e um estresse a mais pra prova. Basta que você consiga resolver, se não, eliminar ao máximo as opções incorretas. Então vou resolver do jeito que fiz, eliminando as opções. Se alguém fez de outro jeito e quiser ajudar, os comentários estão abertos e os agradecimentos são dados antecipadamente.

Vamos parar de enrolação e vamos a questão:

Primeiro vamos montar aqui a PG: Fica assim: PG = {x, xq, xq², xq³}

Tendo isso, vou fazer aqui sem fórmulas de soma de nada assim, pois sei que tem leitores que não gostam de fórmulas e essas coisas, de vez em quando é um mal necessário, mas para essa bastava que você soubesse o que significa o símbolo.

a) É simplesmente somar os 4 elementos da PG: x + xq + xq² + xq³ → colocamos o x em evidência → x(1 + q + q² + q³) → bem diferente da opção dada, e não tem como ir até xq6. Opção incorreta.

b) Fazemos a mesma soma, sendo que com x²: x² + x²q + x²q² + x²q³  → colocamos o x² em evidência → x²(1 + q + q² + q³) → também acaba aqui. Não tem como chegar até a opção. Opção incorreta

Pulando a c.

d) Esse símbolo é pouco conhecido por quem não gosta muito de matemática e quase nunca utilizado em provas. O produtório, pede para multiplicarmos todos os elementos da PG. x . xq . xq² . xq³ → produto de potências de mesma base, soma-se os expoentes, temos → x1 + 1 + 1q1 + 2 + 3 = x³q6. Só lembrando, não se coloca em evidência em multiplicação, para não se confundir com o que a opção nos deu. Opção incorreta

e) Multiplica tudo com o x². x² . x²q . x²q² . x²q³ → x2 + 2 + 2q1 + 2 + 3 = x6q6 Opção Incorreta 

Sou administrador, sempre focado na parte de administração financeira e custos, com diversos tipos de cálculos. Fiz 2 anos de engenharia de produção com diversas cadeiras voltadas para cálculo (isso não me faz melhor que ninguém), mas com meus conhecimentos agora não consigo partir de um lado e chegar no outro na letra C. Tenho uma ideia vaga, mas tentei aqui por uns 20 minutos antes de postar a questão e não quis mais perder tempo, até pela dica que já dei acima. Sei que tem um amigo que lê o blog e que é formado em matemática ou alguém que estude mais a fundo para outro tipo de concursos que possa ajudar eu e todos os leitores agradeceríamos se postasse abaixo. Pode ser que eu esteja pecando em não ver um detalhe besta. Mas fica a dica lá de cima, não adianta perder muito tempo nesse tipo de questão para a CESGRANRIO. O que não podemos é perder a questão por completo, então com os conhecimento temos como eliminar opções e ser mais certeiro, afinal concurso também é esse tipo de estratégia. Nessa questão conseguimos eliminar 4 e ficar, pela eliminação com a

RESPOSTA LETRA C


Posts recentes

Ver tudo