Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

22.(CESGRANRIO – TRANSPETRO – ADMINISTRADOR/2012)

Os diretores de uma empresa se preparam para a elaboração do planejamento estratégico para o período de 2012 a 2017. Para isso, fizeram uma reunião visando à definição das estratégias que nortearão o trabalho. Em relação à elaboração do planejamento estratégico, considere as afirmações abaixo:

I – A empresa é um sistema fechado e deverá considerar as suas forças e fraquezas na elaboração do planejamento. II – O ambiente organizacional divide-se em dois grupos: macroambiente e microambiente. III – O ambiente geral pode ser caracterizado como o conjunto de aspectos estruturais, capazes de influenciar as diferentes indústrias. IV – As oportunidades são fatores que fazem parte do microambiente e que podem proporcionar vantagem competitiva à empresa. Estão corretas as afirmações

(A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e III, apenas (D) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV.

COMENTÁRIO (Comentário por Jefferson Bregalda)

Questão recorrente em provas da Cesgranrio que aborda o Planejamento Estratégico e sua fase de diagnóstico empresarial do ambiente interno e externo onde em que é feita a análise SWOT.

Vamos às alternativas:

I – A empresa é um sistema fechado e deverá considerar as suas forças e fraquezas na elaboração do planejamento. Essa alternativa deve ter sido a mais debatida da questão, pois era uma pequena armadilha para os que não tenham se apegado à definição: “A empresa é um sistema fechado…”. Obviamente devemos considerar as forças e fraquezas na elaboração do planejamento estratégico, mas dizer que a empresa é um sistema fechado é o mesmo que dizer que ela não está submetida aos fatores externos (oportunidades e ameaças) e, portanto, deve considerar somente os fatores internos (forças e fraquezas), o que torna a alternativa errada.

II – O ambiente organizacional divide-se em dois grupos: macroambiente e microambiente. Fácil, não? Macroambiente ou ambiente externo (oportunidades e ameaças) e Microambiente ou ambiente interno (forças e fraquezas), alternativa correta.

III – O ambiente geral pode ser caracterizado como o conjunto de aspectos estruturais, capazes de influenciar as diferentes indústrias. Aproveitando a alternativa vamos desmembrar o Ambiente Externo para acharmos nossa resposta e para uso dos outros componentes do Ambiente Externo em futuras questões. O ambiente externo é composto por Ambiente Geral, Ambiente da Indústria e Ambiente dos Concorrentes:

Ambiente Geral: é o ambiente externo em seu âmbito mais amplo. É composto por fatores da sociedade em geral os quais influenciam a indústria (setor) e as empresas que a compõem. Os fatores são os seguintes: Econômico, Sociocultural, Global, Tecnológico, Político-jurídico e Demográfico. (Aqui temos a resposta da nossa alternativa que está corretíssima)

Ambiente da Indústria: os aspectos do ambiente da indústria são mais conhecidos como as 5 forças de Porter.


Ambiente dos Concorrentes: a análise dos concorrentes focaliza a avaliação de cada um dos seus concorrentes em cada segmento em que atua avaliando os critérios ou atributos a serem considerados na distinção do seu produto ou serviço na ótica do cliente em relação ao concorrente. Os aspectos da avaliação são os seguintes: – Objetivos futuros (metas próprias X concorrentes) – objetivo de evitar conflitos futuros ou derrotas nesses conflitos – Estratégia atual (como a empresa concorre hoje) – objetivo de alinhar a estratégia para que o cliente entenda o diferencial do produto em relação ao do concorrente. – Premissas do mercado – como é a estratégia do setor para os concorrentes. – Capacidades – quais os pontos fortes e fracos e qual a classificação da empresa em relação aos concorrentes.

IV – As oportunidades são fatores que fazem parte do microambiente e que podem proporcionar vantagem competitiva à empresa.

As oportunidades de fato podem proporcionar vantagem competitiva à empresa quando aproveitadas, porém, conforme visto na tabela da análise SWOT, fazem parte do ambiente externo ou Macroambiente o que torna a alternativa errada.

RESPOSTA LETRA C

Posts recentes

Ver tudo