Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

22. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

A empresa Verde & Amarelo efetuou um empréstimo para seus empregados no valor equivalente a dois salários correntes. Passados trinta dias, a empresa recebeu o valor equivalente aos juros do período, sem o recebimento do principal. Nesse caso, essa movimentação é um fato contábil

(A) misto aumentativo. (B) misto diminutivo. (C) modificativo diminutivo. (D) modificativo aumentativo. (E) permutativo.

COMENTÁRIO

Os fatos contábeis são classificados de acordo com o comportamento em relação ao Patrimônio, eles podem alterar qualitativamente, quantitativamente ou os dois ao mesmo tempo.Vamos às classificações, depois fica bem fácil resolver a questão.

– Modificativo: Também podem ser chamados de quantitativos. Como sugere, são os que alteram quantitativamente o patrimônio, ou seja, que interferem no patrimônio líquido da empresa. Já vi alguns colegas decorarem como se o modificativo fossem os fatos que produzem receita ou desepesa, isso está equivocado. Os fatos que produzem receitas e despesas são sim modificativos, porém  não são os únicos, esses são os que alteram o PL indiretamente. Podem existir lançamentos que alterem o PL diretamente, mexendo em contas do PL e diminuindo ou aumentando ele diretamente, ou seja, lançamentos que tenham débitos ou créditos diretamente em contas do PL. Ou seja, qualquer lançamento que altere a quantidade de PL que temos é modificativo. Se ele aumenta o PL, modificativo aumentativo. Se ele diminui, modificativo diminutivo. Lembre que para diminuir o PL, além da despesa que diminui indiretamente, ele diminui por débito, pois está do lado do passivo, lado credor do balanço. Mas lembrem, aqui é somente a modificação, ou seja, lançamentos com um lado com conta do ativo ou passivo e do outro PL, receita ou despesa. Se tivermos de um lado Ativo/Passivo e do outro ativo/passivo e PL, a história muda. Ou seja, os lançamentos sempre serão

AUMENTATIVOS: Debitando: Ativo ou Passivo Creditando: PL ou Receita

DIMINUTIVOS: Debitando: PL ou Receita Creditando: Ativo ou Passivo

– Permutativo: Também pode vir como qualitativo ou ainda como compensativo. São os que não alteram, nem direta nem indiretamente o PL. Ou seja, são permutações, trocas entre ativo e passivo, ou ainda de contas dentro de um dos lados. Pode até envolver contas do PL, portanto que não altere o valor desse, ou seja, pode ser uma transferência de valores entre contas do PL (creditando e debitando em contas dentro do PL).

Pode ser:

Debitando: Ativo ou Passivo Creditando: Ativo ou Passivo

Debitando: PL Creditando: PL

– Misto Lembra quando eu disse lá em cima que o modificativo em um lado do lançamento só podia ter ativo ou passivo e do outro só PL, receita ou despesa? Poisé, falei aquilo pelo fato de se tiver o PL e outra conta junta em um dos lados, o fato será misto. E daí segue o mesmo raciocínio, se aumenta o PL é misto aumentativo e se diminui o PL é misto diminutivo.

AUMENTATIVOS (exemplo): Debitando: Ativo Creditando: PL e Passivo

DIMINUTIVOS: Debitando: PL Creditando: PL e Passivo.

Indo para a questão, ela nos diz que: Houve um empréstimo e com 30 dias recebeu SOMENTE os juros. Se emprestamos dinheiro a alguém ganhamos Duplicatas a Receber, que é uma conta do Ativo. Para aumentarmos ela temos que Debitar. E o que recebemos é receita, ou seja, nossas receitas de juros, notem que ela expressa bem que não recebemos o principal, ou seja o fato fica:

Debitando: Ativo (Dup. a Receber) Creditando: Receita (Receita de juros)

A receita modifica o PL e como não houve mudança qualitativa, ou seja, não houve a permutação entre contas do ativo e passivo, ou ativo e ativo. Então é simplesmente diminutivo. Estamos creditando no PL, estamos aumentando o PL. Então é modificativo aumentativo.

RESPOSTA LETRA D

Posts recentes

Ver tudo