Questões de Concurso

Com a mudança de foco do site, foi alterador o serviço de hospedagem. Na migração dos posts de questão, pode ter acontecido algum problema, o principal que identifiquei foi a ordem das questões, que não estão mais seguindo a ordem das provas.

Tentarei aos poucos ir ajeitando isso. Mas todas as questões estão disponíveis, nenhuma foi deletada.

21. (CESGRANRIO – PETROBRAS – ADMINISTRADOR/2011)

Uma empresa prestadora de serviços desenvolveu seu modelo de gestão de pessoas dando ênfase à eficiência da produção, ao método e às rotinas de trabalho. Essa estratégia de atuação é compatível com uma organização da era da

(A) informação. (B) administração familiar. (C) indústria clássica. (D) indústria neoclássica. (E) corporação de ofício.


COMENTÁRIO:

As eras administrativas são bastante fáceis de serem entendidas. Pensando na evolução do mundo, de sociedade, da tecnologia e da economia, você pode traçar uma linha do tempo (mentalmente inclusive) e se dar bem nessa matéria.

Não precisamos de muito aprofundamento para saber que na época da Revolução Industrial existiam pouquíssimas empresas, pouquíssimas indústrias, com isso a concorrência era baixa, poucos produtos no mercado, então o foco era simplesmente em ganhar mais. Quanto menor o custo, quanto menos se gastava, mais se ganhava. A qualidade não era o foco das empresas na época.

Com o tempo essa realidade foi mudando, como nos tempos atuais, onde o foco passa a ser o cliente e sua satisfação, a produtividade não pode influenciar na qualidade. O foco hoje é na diferenciação e, temos uma época de transição, onde as industrias ainda estavam a inovar, a se adaptar à abertura das fronteiras comerciais, assim divide-se as eras abaixo:

– Era Clássica ou Era Industrial Clássica (1900-1950): Essa era foi vivenciada por indústrias em ambiente estável, sem grandes concorrências e previsível, sendo assim todo o foco estava na eficiência, pois o consumidor não tinha muitas opções de produto, então qualidade não era julgada então a empresa poderia diminuir custos e aumentar lucros de “qualquer jeito” que suas vendas seriam minimamente afetadas. Assim os esforços da indústria eram voltados para eficiência da produção, aos métodos, processos, rotinas entre outros aspectos de custo.

– Era Neoclássica ou Era Industrial Neoclássica (1950-1990): Essa foi uma forte etapa de transição. Com o fim da 2ª guerra barreiras comerciais internacionais foram quebradas e foram estabelecidos acordos entre países. As industrias foram, aos poucos, deixando de ter sua fatia de mercado garantida, acabando com a estabilidade e previsibilidade do cenário onde se encontrava. As indústrias começaram inovações para se destacar no mercado e a preocupação com a qualidade e a imagem da empresa começou a ser enfatizada.

– Era da Informação (após 1990): Ênfase na qualidade, na produtividade, na competitividade e no cliente. Produtos altamente diferenciados e a tecnologia é uma necessidade para que as empresas sobrevivam. Ambiente em constante mudança.

Portanto, ênfase na eficiência da produção, nas rotinas e nos métodos se encontram na Era Clássica ou Industrial Clássica.

RESPOSTA LETRA C

(Resposta atualizada em 15/03/2016)

#QuestõesComentadas #CESGRANRIO #Concurseiros #AdministraçãoCometada #NívelSuperior #Concursos #Administração

Posts recentes

Ver tudo