Buscar
  • Bruno Cavalcante

18. (CESGRANRIO – PETROBRAS– ADMINISTRADOR/2010)

No que se refere às características fundamentais do Planejamento Financeiro e Orçamentário, analise as afirmativas a seguir.

I – Bons modelos de planejamento financeiro devem apresentar a maior quantidade possível de pormenores. II – Os objetivos estratégicos da empresa influenciam mais o planejamento financeiro de longo prazo que o de curto prazo. III – O principal objetivo do planejamento financeiro é obter boas previsões do lucro da empresa nos próximos anos. IV – Um dos objetivos das análises de sensibilidade realizadas no processo de orçamentação é a quantificação dos riscos assumidos pela empresa.

Está correto APENAS o que se afirma em

(A) I e III. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) II, III e IV.

COMENTÁRIO

Planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros devem ser atingidos. É um demonstração do que deve ser feito no futuro, nas palavras de Ross.

O horizonte do planejamento pode ser curto ou longo, em geral, quando não se fala expressamente a expressão curto prazo, se considera o longo. Um plano financeiro exige entrada na forma de conjuntos alternativos de hipóteses variáveis, sendo cenários otimistas, pessimistas e normais para o investimento.

Ou seja, um planejamento financeiro não diferencia muito de tudo que já estudamos sobre planejamento estratégico. Afinal, os dois são intimamente ligados.

Vamos às alternativas:

I – Bons modelos de planejamento financeiro devem apresentar a maior quantidade possível de pormenores. Bons modelos, como falei acima, devem apresentar cenários, devem ser objetivos e dar uma direção, afinal é impossível prever o futuro. Se prever o futuro num sentido amplo já é complicado, imagina em detalhes, em pormenores. Alternativa falsa.

II – Os objetivos estratégicos da empresa influenciam mais o planejamento financeiro de longo prazo que o de curto prazo. Nessa alternativa temos que ir buscar justamente na matéria de estratégia nossos conhecimentos sobre estratégico, tático e operacional. Estratégico = Longo prazo. Tático = Médio prazo. Operacional = Curto prazo. No nível estratégico a relação e influencia é muito maior no planejamento de longo prazo. Alternativa corretíssima.

III – O principal objetivo do planejamento financeiro é obter boas previsões do lucro da empresa nos próximos anos. Esse o erro salta. O objetivo não obter boas previsões de lucro, é prever resultados de investimentos para sabermos se obteremos lucro ou prejuízo e se valo ou não a pena investir.

IV – Um dos objetivos das análises de sensibilidade realizadas no processo de orçamentação é a quantificação dos riscos assumidos pela empresa. Análise da sensibilidade é a diferença dos retornos previstos no cenário otimista e o pessimista. Ou seja, é quanto o retorno pode oscilar de acordo com os cenários planejados para a empresa. Quanto menor essa variação, essa amplitude, menor a incerteza do investimento da empresa, logo reduz os riscos assumidos. Verdadeira.

RESPOSTA LETRA D

Essa questão já tinha sido comentada no fórum do Adm Comentada. Já acessou e se cadastrou?

Participe: http://admcomentada.com.br/secoes/forum-regras/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O desenvolvimento de carreiras de funcionários deixou de ser exclusiva responsabilidade das empresas, já que os próprios trabalhadores assumem parte desta responsabilidade. A essência de um programa d

A teoria dos dois fatores de Herzberg apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades subjetivas de caráter intrínseco, e a dos fatores higiênico

A disciplina progressiva é a forma mais utilizada de procedimento disciplinar, aplicado pelo gerente, que dá ao colaborador a oportunidade para corrigir seu comportamento. As infrações podem ser catal